Cidades

Comunidade cobra obra inacabada no Vagalume

Sem concluir as obras de canalização do Córrego Vagalume, empreiteira fez uma ponte de madeira, mas a pinguela ruiu em pouco tempo    (Fotos: Nadieli Sathler)

 

IPATINGA – Os moradores da rua Piau, no bairro Vagalume, não podem mais usar a rua Pirapitinga como uma via de acesso à avenida José Raimundo, principal ligação viária entre o bairro Bethânia e o Industrial, em Santana do Paraíso, já que o governo Robson Gomes (PPS) não concluiu a obra de canalização do Córrego Vagalume.
A ponte que ligava os dois lados da rua foi desfeita em maio de 2010. A intenção era substituir as manilhas no local e construir a rede pluvial. Uma empreiteira de Belo Horizonte ganhou o processo de licitação e começou a executar a obra.
Mas após divergências no projeto da empreitada, a empresa acabou suspendendo as atividades e colocou uma ponte de madeira para que os moradores pudessem atravessar o córrego. Além de não concluir o serviço, a empresa deixou a terra no meio da rua. O entulho acabou encorajando outros moradores a depositarem restos de construção no local, o que aumentou ainda mais o aspecto de abandono.
O aposentado Rubens Ferreira da Silva disse estar indignado com o descaso do atual governo com a comunidade do bairro Vagalume. Há seis meses, o secretário municipal de Obras esteve no local e prometeu resolver a situação.
“O problema é difícil para criança e adulto. Todo mundo que precisa atravessar, não tem jeito. Quem mexeu aqui pensando que iria arrumar alguma coisa, acabou desarrumando o que estava pronto e não precisava mexer. Colocaram uma ponte de madeira que não durou nada”, denunciou.
Os moradores que precisam pegar ônibus na avenida José Raimundo acabam tendo que andar mais de um quilômetro para chegar à via principal, já que não há acesso pela rua Pirapitinga.
“Gostaria que o prefeito prestasse atenção e valorizasse a comunidade como do ser humano. Isso é nosso direito. Ele não virá aqui ver nossa realidade, por isso decidimos convocar a imprensa e mobilizar. Só assim seremos beneficiados com a solução”, alegou.

DROGAS
José Geraldo de Oliveira reside no bairro Vagalume há 16 anos e lembrou que as administrações anteriores fizeram o calçamento da rua Pirapitinga, e não mexeram nas manilhas do córrego que leva o mesmo nome do núcleo habitacional.
“Agora vem o prefeito que está no poder e desmancha. As máquinas ficaram aqui três meses e não fizeram praticamente nada. Agora, à noite, muitas pessoas usam o local para consumir drogas, e constantemente carros fazem a rua de motel. É um absurdo um trem desse onde só mora família”, criticou.
E o morador conclui: “podiam pelo menos tampar o buraco que fizeram e deixar as coisas do jeito que estavam. Não precisa fazer mais nada. Estamos insatisfeitos e não queremos melhorias, apenas que tudo volte a ser como era”, lamentou.

RETORNO DAS OBRAS
De acordo com o secretário municipal de Obras, Douglas Prado, as manilhas já foram providenciadas e a retomada das obras deve ocorrer no próximo mês. Assim que as manilhas forem recolocadas, será construída a passagem sobre o córrego.


O monte de terra deixado no meio da via pública pela empresa contratada pela PMI acabou encorajando
outros moradores a depositarem entulho na rua

 


“Estamos insatisfeitos e já não queremos
as melhorias, pedimos apenas que tudo
volte a ser como era”,

José Geraldo

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com