Cidades

Comunidade aprova atendimento na UPA

Aparecida, moradora de Ipaba, recorreu à UPA por causa de fortes dores     (Fotos: Secom PMI)

IPATINGA – A pequena Jade França, 5 anos, sofreu uma crise convulsiva logo no início da manhã e sua mãe, Cláudia Bethânia, 37, acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192). A criança foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), onde foi imediatamente atendida pela equipe médica.

Passado o susto e com a filha já em observação na ala de pediatria, Cláudia elogiou a rapidez no atendimento. “O Samu foi rápido e, chegando aqui na UPA, o médico atendeu minha filha em menos de dois minutos. O atendimento foi ótimo”, afirmou.

Jade foi uma das primeiras pacientes atendidas na UPA 24 Horas de Ipatinga, que começou a funcionar no sábado (22), a partir das 7h, no bairro Canaã. Até as 9h50, 132 pacientes já haviam sido acolhidos e recebido acompanhamentos médicos na unidade.

NOVA PORTA
A UPA 24 Horas representa uma nova “porta” para atendimento de casos de urgência médica e pediatria no município, antes atendidos no Pronto-socorro do Hospital Municipal de Ipatinga (HMI). Com a ampliação da rede municipal e abertura da UPA, a Prefeitura de Ipatinga garante mais agilidade e qualidade na prestação dos serviços à comunidade.

Moradora do Ipaba, a costureira Maria Aparecida de Lima, 58 anos, também recorreu à UPA 24 Horas de Ipatinga para “aliviar” as fortes dores de coluna. “Passei muito mal esta noite. Já fui medicada e recebi todas as orientações do médico. O atendimento está muito bom e a estrutura é ótima”, avaliou a paciente, ainda em estado de observação.

ESTABILIZAÇÃO

Diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e Urgência, Sandra Diniz explica que o foco da unidade é na “estabilização” do paciente. “Todos os pacientes são acolhidos e recebem o atendimento adequado, conforme cada caso.

Após a estabilização, a equipe médica pode definir pela observação curta (até 24 horas), cuidados intensivos e internação hospitalar, ou ainda orientar o usuário a buscar as Unidades Básicas de Saúde, que são destinadas ao acompanhamento diário e tratamento de pacientes crônicos, por exemplo, hipertensos e diabéticos, dentre outros”, reforça.

FUNCIONAMENTO
A UPA 24 Horas de Ipatinga funciona sete dias por semana, inclusive aos finais de semana e feriados, 24 horas por dia. A unidade está situada à avenida Gerasa, no bairro Canaã, e conta com estrutura suficiente para atender até 300 pacientes por dia. A cada plantão, a equipe é formada de sete médicos (cirurgia, clínica e pediatria), cinco enfermeiros e 30 técnicos de enfermagem, além de profissionais administrativos e demais setores.


Cláudia elogiou a rapidez no atendimento da filha, de cinco anos

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com