Cidades

Comércio tem horário especial no Dia das Mães

IPATINGA – O comércio de Ipatinga funcionará em Horário Especial para o Dia das Mães, que será celebrado no próximo domingo (8). De acordo com Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assinada no final da tarde desta segunda-feira (2) entre os representantes dos empresários e dos empregados, as lojas estão autorizadas a abrir das 9h às 20h na quinta (5) e sexta-feira (6), e das 9h às 17h no sábado (7).

“A Páscoa abre o calendário de datas comemorativas do ano, mas é o Dia das Mães o primeiro a movimentar praticamente todos os segmentos do comércio varejista”, observa José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço. O dirigente sindical garante: “Poucas vezes o comércio do Vale do Aço esteve tão bem preparado para o Dia das Mães. O cliente que for às compras em 2016 vai encontrar preços baixos, excelentes produtos e atendimento de ponta.”

PESQUISA

Também de acordo com Facundes, o Sindcomércio foi às ruas nos meses de março e abril para realizar a “Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista”. O objetivo foi conhecer, por meio de questionários respondidos por empresários, quais as melhores opções de Horário Especial para o comércio nos dias que antecedem datas comemorativas. “O que foi negociado para o Dia das Mães atende ao que a maioria dos lojistas reivindicava”, revela Facundes.
Conforme definido na CCT, na quinta e sexta-feira com horário ampliado serão respeitadas duas horas de intervalo para repouso e refeição, enquanto no sábado os empregados têm direito a uma hora.

OUTRAS DATAS

Sindcomércio e Seci (Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Ipatinga) também finalizaram as negociações, nesta segunda-feira, dos horários especiais para outras três datas comemorativas: dias dos Namorados, Pais e Crianças. Na véspera da “data dos apaixonados”, na quinta e sexta-feira (9 e 10 de junho), o comércio abrirá de 9h às 20h, enquanto no sábado (11) funcionará de 9h às 17h.

Já para o Dia dos Pais, o horário estendido será na sexta-feira (12), das 9h às 20h, e no sábado (13), das 9h às 17h. Antes do 12 de outubro, Dia das Crianças, as lojas abrem na segunda e terça-feira (dias 10 e 11), das 9h às 20h. “Para a compensação das horas trabalhadas a mais o comércio não irá fechar, uma vez que os empregados terão as devidas folgas, mas haverá revezamento de turmas de trabalho nas lojas”, explica Facundes, ressaltando que não existe a necessidade de os empresários protocolarem as escalas de folga junto ao sindicato laboral.

As negociações para o Horário Especial de Dia das Mães em Timóteo e Coronel Fabriciano não chegaram ao fim. Todas as diretrizes da convenção coletiva estão disponíveis em www.sindcomerciova.com.br.


HORÁRIO AMPLIADO

Quinta e sexta-feira – 9h às 20h
Sábado – 9h às 17

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com