Cidades

Comerciários de Ipatinga têm aumento salarial de 3,6%

IPATINGA – Após várias reuniões de negociação e três prorrogações de data-base, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) foi assinada pelo SECI e sindicato patronal, em 1° de dezembro. O documento prevê que o piso salarial dos empregados no comércio de Ipatinga passa a valer R$ 1.069, a partir de 1º de outubro, que é a data-base da categoria. Quem recebe acima desse piso salarial, deve ter um reajuste salarial de 3,6%, também a contar de 1º de outubro. Como a CCT demorou a ser assinada, as diferenças salariais de outubro e novembro serão pagas junto com a remuneração de dezembro, que os comerciários recebem até o quinto dia útil de janeiro de 2018.

GANHO REAL
As demais cláusulas econômicas previstas na Convenção Coletiva, como quebra de caixa, abono, prêmio de comissionista, dentre outras, foram reajustadas em 3,6% a contar de 1º/10/17. A inflação do período de 1º/10/2016 a 30/09/2017 ficou em 1,63%. Como o reajuste ultrapassou esse índice, a diretoria do SECI conquistou um ganho real de 1,97% para os comerciários.
O coordenador geral do SECI, Aurélio Moreira, informou que o avanço obtido nesse Adendo à Convenção Coletiva, ainda está longe de alcançar o salário mínimo previsto na Constituição Federal. No mês de outubro esse salário deveria ser de R$ 3.754,16, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômicos – DIEESE. Por isso, a categoria continuará mobilizada para ter mais conquistas nas próximas negociações.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com