Cidades

Começa vacinação contra HPV

IPATINGA – Meninas de 11 a 13 anos de idade começaram a ser imunizadas nesta segunda-feira (10) contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero. Em Ipatinga, a primeira dose é realizada em mais de 70 escolas das redes pública e privada e de educação especial até o dia 8 de abril. A meta é imunizar 80% das quase seis mil meninas registradas nessa faixa etária.

No município, os pais estão sendo informados sobre a programação nas unidades escolares e a importância da vacina para as adolescentes. O calendário da primeira etapa, com a programação semanal em cada escola, também está disponível no Portal Cidadão (www.ipatinga.mg.gov.br). Para se imunizar é preciso apresentar o cartão de vacinação ou documento de identidade. É importante destacar que para completar o esquema de proteção, cada adolescente receberá outras duas doses da vacina, sendo a segunda aplicada depois de seis meses, e a última, cinco anos após a primeira.

TIMÓTEO

A Prefeitura de Timóteo, através da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, também iniciou ontem a vacinação contra o HPV (papiloma vírus humano). Seguindo o calendário estabelecido, a campanha foi iniciada na Escola Estadual Antônio Silva. Até o dia 28 de março, a equipe de Vigilância em Saúde passará em todas as escolas das redes municipal, estadual e particular. A vacina estará disponível também nas Unidades de Saúde.

Foram reservadas salas especiais para atender às meninas. Elas apresentaram o cartão de vacina ou documento de identificação, preencheram um cadastro e receberam a dose. De acordo com a vice-diretora da Escola Antônio Silva, Alecy Correa, é pertinente a iniciativa do Ministério da Saúde. “Eu fui a todas as salas conversar com as meninas, expliquei a importância da vacina e entreguei o formulário de autorização. Apenas dois pais não autorizaram suas filhas a receberem a vacina”, declarou Alecy.

CALENDÁRIO
Em cada dia da semana a vacinação será realizada em uma escola. Na terça-feira serão vacinadas também as alunas da Escola Batista de Acesita, pela manhã; Colégio Lúcia Casassanta, no dia 12, pela manhã; dia 13, no período da tarde, na Escola Estadual São Sebastião; e dia 14, de manhã, na Escola Municipal Maria Aparecida Martins Prado (MAMP), no Alphaville.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com