Cidades

Começa a corrida eleitoral no Sindipa

Eleições para diretoria do Sindicato acontecem em janeiro do ano que vem

IPATINGA – Após o fim do período de registro de chapas, na última sexta-feira (14), foi iniciado o processo de eleições no Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa).
Duas chapas concorrem ao pleito: a primeira é apoiada pelo atual presidente da entidade, Luiz Carlos Miranda, e a segunda é encabeçada pelo torneiro mecânico da Usiminas Mecânica, Hélio Madaleno, que concorre à presidência da entidade.

O pleito está marcado para os dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2013. Na oportunidade, serão escolhidos os membros da diretoria administrativa, do conselho fiscal, do conselho de delegados representantes na Federação e na Confederação e respectivos suplentes.

O processo de eleitoral no Sindipa começou de forma turbulenta. Em julho deste ano, o primeiro edital de convocação de inscrições para as chapas havia sido publicado no Diário Oficial do Estado, sendo questionado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) de Coronel Fabriciano devido ao distanciamento da região onde foi divulgado.

O edital foi então cancelado pela via judicial. Novo edital foi publicado em jornal de circulação regional, na terça-feira passada, dando prazo três dias para o registro.

Na última quinta-feira, a oposição registrou sua candidatura sob suspeitas de que 10 membros da chapa estariam com dívidas no Sindicato, o que é proibido para os que desejam se candidatar. Mesmo com as suspeitas, ainda não confirmadas, o grupo conseguiu a autorização para concorrer ao pleito, recebendo o 2 como número de chapa.

A última eleição no Sindicato ocorreu em janeiro de 2009 e o atual presidente Luiz Carlos Miranda, que também é um dos fundadores da entidade, foi eleito com 65% dos votos. Ele está em seu sexto mandato à frente do Sindicato, que submete seus quadros diretivos a eleição a cada quatro anos.

METASITA
O Sindicato dos Metalúrgicos de Timóteo (Metasita) irá apoiar a chapa de oposição. Além da entidade, a Intesindical e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) manifestaram apoio à chapa 2.

Carlos Vasconcelos, presidente do Metasita, explicou a importância da oposição na eleição deste ano: “Estamos em um momento que vai conciliar uma vontade da CUT com a vontade dos trabalhadores metalúrgicos de Ipatinga”. Vasconcelos afirmou que irá apoiar os trabalhos de divulgação da chapa de oposição durante todo processo eleitoral.

“Nossa intenção é garantir o debate e a reflexão para a tomada da decisão correta”, afirmou.
Entre os dias 24 de dezembro e 12 de janeiro do ano que vem, os funcionários do Sindipa entrarão em recesso coletivo e retornarão a dois dias da realização do pleito. De acordo com o a direção do Sindicato, que atualmente se encontra em campanha salarial, os diretores ficarão de plantão com o objetivo de “lutar com o trabalhador” neste período.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com