Cidades

Com UTIs lotadas, PMI continua sem adotar medidas contra aglomerações

Em reposta ao avanço da pandemia na cidade, governo municipal diz que conseguiu 11 respiradores de baixa performance, adapta Restaurante Popular como Centro de Atendimento à Covid-19 e mantém contatos com governo federal e estadual

IPATINGA – A Prefeitura Municipal divulgou um comunicado nesta segunda-feira sobre a grave situação de superlotação das UTIs e enfermarias nos hospitais de Ipatinga que colocam a cidade à beira de um colapso. A nota ressalta “que a realidade do município quanto ao nível de ocupação das UTI-Covid-SUS não é uma peculiaridade local, sendo um momento circunstancial vivido por todo o país. Contudo, uma série de medidas já estão sendo tomadas pelo poder público, em diversas frentes, para conter o agravamento da pandemia. Entre outras ações, a Administração do prefeito Gustavo Nunes está em contato direto com os governos Federal e Estadual para agilizar o credenciamento de novos leitos. Foi formalizado junto aos setores competentes o pedido de celeridade para habilitação de novos leitos para o município e região”.

MAIS UTIs

Segundo o informe da Prefeitura, o município de Ipatinga conta atualmente com 45 leitos de UTI-Covid-SUS e está pleiteando mais 10 unidades. Na última sexta-feira (11), foram recebidos 11 novos respiradores do governo Federal. Embora não sejam de alta performance, os equipamentos estão sendo adaptados para que possam entrar em operação ainda nesta semana.

As obras de reforma do antigo Restaurante Popular, no Novo Centro, para implantação do Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, estão em fase de conclusão. A expectativa é de que sejam finalizadas dentro dos próximos dias. A edificação está sendo adaptada à nova finalidade na área de saúde e deverá cumprir esta função até que a vacina contra o Coronavírus esteja ao alcance de toda a população.

PROTOCOLOS

Inicialmente, não é intenção do governo suspender o funcionamento de nenhum setor. Mas para que nenhuma medida mais drástica seja necessária em relação às atividades de toda ordem, é fundamental a contribuição da população no cumprimento dos protocolos preventivos, sobretudo quanto ao uso de máscaras, higienização e respeito ao distanciamento social. Nesse sentido, a fiscalização será intensificada nos próximos dias, sendo os infratores reincidentes sujeitos aos rigores da lei.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com