Policia

Com tecnologia e rede social, roubos em Ipatinga caem 20%

Segundo a PM, foram 809 ocorrências em 2015 contra 641 em 2016  (Créditos: Divulgação PM)

DA REDAÇÃO – A Polícia Militar em Ipatinga registrou uma redução de 20,77% nos roubos consumados no município, nos últimos oito meses, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 809 ocorrências em 2015 contra 641 em 2016. Pegando como base comparativa somente o mês de agosto, o resultado é ainda melhor, uma redução de 27,68%, sendo 112 registros contra 81 neste ano.

Conforme o comandante do 14º BPM, tenente-coronel Charles Generoso Baracho, a melhoria de equipamentos e o uso da tecnologia contribuíram para a redução do índice criminal. “O Grupo Especializado em Prevenção Motorizada Ostensiva Rápida (GEPMOR), passou a contar com modernas motocicletas 660cc e novos policiais, o que possibilitou o lançamento de mais duas equipes. Assim foi possível intensificar as abordagens e potencializar a capacidade de repressão qualificada”.

MENORES
Grande parte dos roubos registrados são realizados por adolescentes em conflito com a Lei. Com base nessa informação, o comando do 14º BPM tem acompanhado a rotina de internação dos adolescentes, desde a apreensão até o encaminhamento para o Ministério Público e Vara da Infância e Juventude. “São realizadas reuniões e contatos com a Promotora e o Juiz da Infância e Juventude para repasse de informações dos menores mais recorrentes, com o objetivo de acelerar a instauração ou julgamento de procedimentos que os envolvam e, com isso, conseguir a internação, ainda que provisória”, ressalta o comandante da Unidade.

CONTINGENTE

Nos últimos meses, tem sido constante o emprego do contingente militar em operações no município, com foco específico nos crimes violentos e seus autores, tendo como uma das principais estratégias o cumprimento de mandados judiciais. As equipes trabalham focadas na identificação de possíveis autores e produção de relatórios, para subsídios das operações.
A Rede de Comércios Protegidos é uma grande aposta do comando da unidade, que, inclusive, ampliou o número de redes no município, com a criação de mais duas, que abrangem os bairros Bom Retiro e Horto. “O objetivo é reduzir a vulnerabilidade dos estabelecimentos, além de aumentar a sensação de segurança; estimular a solidariedade entre vizinhos; substituir a ausência de vigilância por ações preventivas e proativas, coibindo a ação delituosa.

WHATSAPP
Uma das ferramentas utilizadas para o bom andamento desse trabalho é o WhatsApp, que contribui para que os membros da rede troquem informações rápidas com a PM”, explica o tenente-coronel Charles Generoso Baracho. Atualmente, no município de Ipatinga há seis Redes de Comércios de Protegidos ativas, que são nos bairros Horto, Bom Retiro, Cidade Nobre/Iguaçu, Canaã, Bom Jardim/Ideal e Caravelas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com