Cidades

Coleta seletiva começa em seis bairros piloto

TIMÓTEO – O Programa de Coleta Seletiva de Timóteo, que vem sendo ampliado desde o ano passado, entrou oficialmente em vigor no último dia 5, após passar por inovações. De um total de 14 bairros do município, seis são considerados pilotos. A proximidade com a sede da associação dos catadores foi um dos critérios para a escolha dos locais que servirão como piloto. Os outros bairros onde o recolhimento já vinha acontecendo continuam a ser atendidos, considerando-se o hábito dos moradores em separar o lixo e o volume recolhido por bairro.

Outra novidade são os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), locais onde a comunidade poderá depositar periodicamente somente materiais recicláveis. Serão mais de 30 Pontos de Entrega Voluntária instalados pela cidade para facilitar o acesso da população e incrementar o trabalho dos catadores.

O projeto tem como principal objetivo ampliar o trabalho dos catadores, bem como aumentar o volume de materiais disponíveis para venda, gerando renda para o sustento das famílias que atuam no trabalho diário. A construção de um novo galpão, já em andamento, possibilitará o aumento da infraestrutura da entidade.

Segundo a gestora administrativa da Ascati, Renata Paranhos, os moradores ainda estão se conscientizando sobre a necessidade de separar o lixo úmido dos materiais que são recicláveis. Ela lembra que o caminhão passa sempre na parte da manhã para fazer a coleta porta a porta e adverte que é muito importante seguir as orientações do folheto. “Tem gente que mistura fraldas e plásticos sujos com restos de comidas ao lixo seco. Essa não é a forma correta de descartar os resíduos para reciclagem”, explica Renata.

Para o secretário de Meio Ambiente, Trânsito e Serviços Urbanos, Marinho Teixeira, o sucesso da campanha depende da boa vontade e da mudança de hábito dos moradores. “Não é difícil reciclar os resíduos que produzimos. Trata-se de uma nova cultura que estamos incorporando nos bairros. É importante lembrar que as 14 famílias cadastradas na Ascati sobrevivem da venda destes materiais”, frisa Teixeira.

Você também pode gostar

Cidades

Coleta seletiva começa em seis bairros-piloto

TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo vai fazer o lançamento do Programa de Coleta Seletiva do município na próxima quinta-feira, 18, na Praça do Olaria, às 8:00h. O evento é resultado de parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente, por meio da Fundação Israel Pinheiro, que viabilizou a ampliação da coleta seletiva no bairro.

Com o novo modelo, a coleta seletiva que antes era feita parcialmente em 13 bairros pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (Ascati), com apoio da prefeitura, passará a ser feita de forma integral em seis bairros piloto: Santa Maria, Olaria, Cruzeirinho, Quitandinha, Vila dos Técnicos e Centro Norte. A escolha dos bairros atendeu questões logísticas como proximidade com a sede da Ascati, localizada no bairro Alegre e estimativa de volume de materiais recicláveis a ser produzido.

No lançamento do programa, serão realizadas ações de mobilização, com a distribuição de informativos sobre a coleta seletiva, contendo calendário de recolhimento e forma de separação dos materiais recicláveis, som volante e apresentações artísticas.

Nos bairros piloto, de acordo com a PMT, o recolhimento de materiais recicláveis será feito nos domicílios. O morador deve usar um saco ou caixa para o lixo orgânico e rejeitos (úmido) e outro para o material que pode ser reciclado (lixo seco). Gradativamente, os pontos de entrega voluntária serão instalados em locais estratégicos nos demais bairros da cidade para facilitar a coleta.

A Associação de Catadores Ascati, por sua vez, recebe material reciclável de segunda a sexta-feira, de 8:00h às 16:00h.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com