Cidades

Codecon orienta para as compras do Dia das Mães

FABRICIANO – O Dia das Mães é considerado a segunda melhor data do ano para o comércio, perdendo apenas para o Natal. A procura por presentes, principalmente eletrodomésticos, perfumaria, vestuário, saúde e beleza chega a quase duplicar nessa época no ano. Conforme levantamentos feitos nas principais capitais do país, foram verificadas variações entre 33% e 201% nos preços de presentes mais escolhidos.

Com o objetivo de evitar que o consumidor saia lesado no ato da compra, a Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon) de Coronel Fabriciano preparou uma série de dicas para o Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio. Segundo o coordenador do Codecon, Tiago Madureira, a primeira regra é jamais deixar de exigir a nota fiscal. “Ela é a prova do lugar e da data em que você comprou o produto. Exija sempre a nota fiscal e guarde-a”, atenta o coordenador.

FUNCIONAMENTO
Outra dica importante é verificar o funcionamento do produto no ato da compra. “O ideal é testar tudo. De qualquer forma, o Código de Defesa do Consumidor resguarda o prazo de 30 dias para reclamar sobre produtos como alimentos ou de limpeza, que são produtos e bens considerados não duráveis, e 90 dias para carros, móveis, eletrônicos, entre outros, que são classificados como bens duráveis”, informa.

PUBLICIDADE
É preciso ter cuidado também com a publicidade enganosa. O consumidor deve exigir que o produto comprado seja exatamente igual ao anunciado. “Esse tipo de publicidade é mais comum com as compras a distância. As compras feitas fora do estabelecimento comercial garantem ao consumidor o direito de desistir, sem qualquer justificativa, apenas pelo arrependimento da compra, no prazo de sete dias”, acrescenta o coordenador.

Ainda no quesito compra a distância, é importantíssimo que o fornecedor seja conhecido ou tenha boas referências comprovadas. É necessário também observar a variedade das formas de pagamento e os juros incidentes sobre cada um deles.

Tiago Madureira finaliza aconselhando que o consumidor sempre faça uma pesquisa antes de adquirir os produtos. “A concorrência que existe hoje no mercado faz com que os preços oscilem muito. Por isso, é preciso pesquisar para não correr o risco de gastar mais por um produto que você poderia comprar por muito menos”, frisa.

SERVIÇO
Em casos de dúvida ou qualquer irregularidade o consumidor pode se dirigir à Codecon, localizada à rua Ephren Macedo, nº 259, no bairro Santa Helena. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O telefone é 3846-7707.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com