Cultura

CMI reinicia processo de recertificação das ISOs

IPATINGA – Iniciaram nesta segunda-feira (02) os trabalhos de auditoria de recertificação dos selos de qualidade e ambiental (ISOS 14001 E 9001) da Câmara Municipal de Ipatinga. Essas análises ocorrem uma vez por ano, quando a empresa pode, efetivamente, recomendar a recertificação.

O auditor Rodrigo Lemos, da empresa SGS/ICS Certificadora, responsável pela ISO, se reuniu com os servidores e representantes da alta direção para explicar o andamento dos trabalhos que se encerram na próxima quarta-feira (04/09), quando ele poderá anunciar, numa reunião de fechamento da auditoria, se a instituição permanece ou não com os selos.

Ele contou que é a primeira vez que participa como auditor de um processo em uma instituição pública. “Este fato é louvável, devendo a instituição sempre se orgulhar de ter obtido os selos com padrões internacionais”, disse.
“Já auditei setores da administração pública. Há municípios com apenas os atendimentos em saúde certificados.

Como também conheço gabinetes de trabalhos certificados, mas a instituição toda, com a relevância de seus macro processos, é a primeira vez. Espero poder contribuir com um olhar crítico e aprender também, haja vista que todos os trabalhos são descritos em um escopo que devemos seguir”, acrescentou Rodrigo.

GANHOS

Para o superintendente geral, Lúcio Aguiar, “os servidores são muito comprometidos. Estes processos já integram o corpo de trabalho e a prestação de serviço da Casa e há ganhos indiscutíveis para a administração e para o município, um exemplo disto é que somos a única instituição pública da região que conta com auto de vistoria do corpo de bombeiros”.

Marli Teixeira de Andrade, que é controladora de documentos, reiterou que a recertificação é uma prova que define o trabalho que é produzido dia após dia. “Passamos por auditorias internas, revemos procedimentos, indicadores, estudamos mudanças, observamos o que podia ser melhorado. Agora está tudo comprovado para a análise final, que é a recomendação dos selos já obtidos, e cremos que dará certo”, disse.

O presidente da Câmara, vereador Ley (PSD), enfatizou que o resultado da instalação destas ISOs é sentida na prestação de serviço e cumprimento da legislação ambiental da instituição.

“Desde que assumi esta Câmara, sempre apoiei a permanência destes selos. A população agradece por contar com uma instituição organizada, que anda, que tem prazo cumprido para seus processos internos e externos, que do cafezinho ao fazer das leis há uma sistemática cumprida que respeita normas internacionais e nos coloca como referência de legislativo”, finalizou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com