Cultura

“Circuito de Imagens” chega ao Vale do Aço

Lavadeiras de Araçuaí, no Vale do Jequitihonha, em foto da mostra “Rua de Baixo”     (Crédito: Nilmar Lage)

IPATINGA – O trabalho artístico, histórico e cultural desenvolvido durante todo esse ano na cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, chega ao Vale do Aço nesta quinta-feira (13). As fotografias produzidas compõem a exposição “Rua de Baixo” e as imagens em vídeo fazem parte do documentário “De baixo do rio e das mulheres”, que serão apresentados pelos fotógrafos Ana Clara Silva e Nilmar Lage, às 20h30, no Garajão, em Ipatinga. O evento faz parte de uma iniciativa do coletivo Porolhos por meio do projeto “Autor-retrato: um encontro com fotógrafos autorais”. Haverá ainda a apresentação da banda regional Bricoleur. O local situa-se à av. Zita de Oliveira, no Novo Centro.

RESGATE
O projeto “Circuito de imagens” começou a ser desenvolvido em março deste ano e tem como objetivo resgatar, por meio da fotografia, a valorização dos patrimônios histórico-culturais do município de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, norte de Minas. Recebe patrocínio da EMFER Estruturas Metálicas Fernandes e Thermon Indústria Mecânica por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Em Araçuaí o projeto recebeu apoio do Restaurante Panela de Barro e Pousada das Araras.

Para Ana Clara Silva, poder circular com o projeto é uma forma de fazer com que as pessoas façam o exercício de enxergar um local com outro olhar. “A importância principal do projeto, inicialmente, era fazer com que pessoas que há anos nem mesmo passavam pela Rua de Baixo, em Araçuaí, fossem outra vez naquela parte da cidade e a visse de uma outra forma. Circular com o projeto é mostrar que é possível realizar projetos que beneficiam tanto as pessoas que entram em contato com ele quanto quem o faz. É importante para o artista mostrar sua arte e também mostrar que sua arte pode ser usada como um agente modificador, seja uma modificação em larga escala ou não, mas que sempre vale a pena”, comenta a fotógrafa.

DOCUMENTÁRIO
Araçuaí possui uma história peculiar, pois foi fundada no século XIX por uma mulher que era dona de uma casa de prostituição: Luciana Teixeira. O surgimento da cidade ocorreu a partir da região que hoje é conhecida como “Rua de Baixo”. O documentário conta essa e outras histórias da cidade tendo como fio condutor Maria Cheirosa, figura conhecida de Araçuaí por ter sido proprietária do bordel “Para Todos”, que funcionou na Rua de Baixo até a década de 90. A produção do documentário foi realizada de forma coletiva por Ana Clara Silva, Leila Cunha, Nilmar Lage e Thiago Moreira.

EXPOSIÇÃO
São mais de 60 ampliações fotográficas que estarão expostas para apreciação do público nesta quinta-feira. As imagens foram captadas em diferentes datas ao longo deste ano no município de Araçuaí. Ana Clara reforça que a finalidade do projeto é fazer com que as pessoas da cidade reconheçam a sua própria riqueza e deem valor a ela.

“Espero que eles tenham se reconhecido como agentes cuidadores e requisitantes de atenção. A preservação só funciona quando o próprio povo entende, reconhece e exige o valor do local onde vivem. Espero que, de alguma forma, o ‘Circuito de Imagens’ tenha ajudado nessa caminhada”, disse a fotógrafa.
O Projeto “Circuito de imagens” foi proposto e desenvolvido pelos fotógrafos e jornalistas Ana Clara Silva e Nilmar Lage.

A produção é de Leila Cunha, design gráfico de Pedro Bastos, iluminação de exposição de Leandro Calixto, assessoria de comunicação de Andressa Moreira, direção de imagem e finalização do documentário ficou por conta de Thiago Moreira e o responsável financeiro é Aguinaldo Barros.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com