Cultura

Cineasta entrega certificado para alunos do curso de ator

IPATINGA – Paralelamente às exibições dos documentários na 9ª Mostra de Cinema Documentário Cinedocumenta, foi ministrada no Casa Laboratório a oficina de “Interpretação para cinema e TV”, com o cineasta carioca Luiz Carlos Lacerda, em parceria com Alisson Prodlik, fotógrafo reconhecido por trabalhos em cinema e TV.
Na tarde de domingo dia 26, Lacerda fez a entrega dos certificados aos alunos do curso.

Dentre as atividades ministradas, o cineasta desenvolveu uma inspirada em oficinas que fez com o escritor colombiano Gabriel José García Márquez, considerado um dos autores mais importantes do século 20. “A partir da observação de personagens estampados em gravuras, quadros de arte, proponho aos alunos a construção da storyline dessas figuras, do que ele vê e sente. Esse exercício foi ministrado pelo Gabriel para diretores e roteiristas, em um curso que fiz em Cuba, mas adaptei a idéia para atores”, conta.

PRODUTIVO

Segundo Lacerda, as aulas foram muito produtivas. “Tivemos uma turma dedicada e competente. Desse grupo, vão sair, não só atores, mas diretores, roteiristas”, anuncia, destacando em seguida que chega a se emocionar com a atuação dos alunos. “Eles se entregam mesmo”.

Segundo avaliação de Aládia Leitão, os conhecimentos adquiridos durante a oficina não tem preço. “Não se pode mensurar a importância dessas aulas. A gente se sente feliz por poder ter acesso a aulas com uma pessoa com a experiência e a competência de Lacerda”.

Pelas oficinas do cineasta, realizadas em edições anteriores da Cinedocumenta, passaram pessoas que desenvolveram trabalhos importantes no cinema.
Éderson Caldas, coordenador geral e curador da Mostra, diz que está feliz com os resultados do evento. “Nossos principais objetivos foram alcançados.”

Éderson ainda destaca a Cinedocumenta como instrumento de inclusão para alunos com deficiência visual e auditiva. “O projeto Cinema Eficiente promovido na Escola Municipal Altina Olívia Gonçalves é prova de que estamos no caminho certo e temos conseguido aproximar essas pessoas da sétima arte”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com