Cultura

Cidades entram no clima do Natal

TIMÓTEO – A partir desse sábado (1º), quem transitar pelas proximidades do prédio da Fundação Aperam Acesita vai se encantar com a iluminação preparada especialmente para o final do ano. Afinal, não há como passar pelo local sem perceber o espetáculo de luzes e cores criado por milhares de lâmpadas, refletores, bolas gigantes de sucata de aço inox iluminadas, estrela, Papai Noel e mandalas coloridas, todos harmoniosamente montados em uma estrutura que, por sua própria arquitetura e paisagismo, já chama a atenção. Toda decoração vem sendo preparada pela equipe da Fundação para receber o público nas tradicionais cantatas de Natal. As luzes serão acesas às 19h30.

“A iluminação de Natal da Fundação Aperam Acesita é uma celebração junto a todas as pessoas e organizações que nos acompanharam e apoiaram em 2012, no desenvolvimento de todas as nossas ações. Com certeza, este é o momento de fortalecer os sentimentos do espírito natalino e da expectativa de um novo ano. Muito mais que um espetáculo, é um presente para toda a comunidade do Vale do Aço”, detalhou o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.

De acordo com a coordenadora de projetos de Cultura da Fundação, Marilene de Lucca, neste ano o projeto de decoração do Natal será elaborado com o objetivo de mexer com a emoção das pessoas e encantar as crianças. “Celebrar o Natal com a comunidade já é uma tradição. Durante todo o mês de dezembro, a Fundação Aperam Acesita será o centro das atenções neste período mágico, especialmente para as crianças que vibram com a figura do Papai Noel e com as luzes coloridas. Teremos algumas novidades que prometem encantar ainda mais nossos visitantes”, comenta.

ILUMINAÇÃO
No total, são mais de 275 mil lâmpadas contornando as palmeiras, a fachada do prédio, a Maria Fumaça e outros elementos de Natal que compõem a decoração. No jardim, cerca de 200 refletores foram afixados em pontos estratégicos, para dar luz, cor e movimento ao local. Também na fachada da Fundação, mandalas coloridas se destacam na pintura do prédio. Mas, nada é mais inusitado e criativo do que as 25 bolas de sucata de aço inox penduradas na grande gameleira que separa o prédio do Bosque da Fundação.

“Para produzirmos as bolas, selecionamos aparas de bobinas de aço inox do Pátio de Sucata da Aperam. O Instituto do Inox se responsabilizou por montar as bolas. Depois de feitas e penduradas, elas ganharão iluminação interior, com lâmpadas stroboscópicas”, explica Marilene.
No solo, uma estrela também de sucata de inox chama a atenção pela beleza e referência à Empresa, destacando a figura ilustre do especial homenageado do Natal, o Papai Noel. Duendes e presentes completam a decoração para maravilhar as crianças, que visitarão o espaço durante todo o mês de dezembro.

CANTATAS
A 18º Cantada de Natal da Fundação Aperam Acesita já tem data: 14,15 e 16/12, sempre a partir das 21h. “Neste ano teremos muitas surpresas”, disse. Os corais Meninas e Meninos Cantores da Aperam e Coral Aperam, apresentam-se nas sacadas e janelas do Centro Cultural com um belo repertório natalino. Durante o concerto haverá show de luzes e fogos de artifício.


Prefeitura de Fabriciano prepara o Natal de Luz
Fabriciano
– Pelo oitavo ano consecutivo, a Prefeitura de Coronel Fabriciano prepara as comemorações de fim de ano com as tradicionais decoração natalina e Cantatas de Natal, que neste ano tem como tema “Natal de Luz”. A iluminação, com mais de 100 mil lâmpadas, a casinha do Papai Noel, na Praça da Estação, e as cantatas prometem um clima especial para a cidade.

A expectativa é que até o final da próxima semana as ruas Albert Scharlet, Maria Matos, avenida Magalhães Pinto, Praça da Estação, Praça Louis Ensch, Igreja do Cocais e prédios públicos já tenham recebido a iluminação natalina. O trabalho está sendo executado pela Seculus Engenharia, empresa vencedora da licitação.

Paz

A secretária de Governo e Comunicação da Prefeitura, Rosângela Mendes, conta que a decoração de Natal tem como objetivo criar um clima de paz e reflexão sobre o nascimento de Cristo. “Além disso, com a cidade enfeitada, o comércio local fica mais movimentado, o que contribui para o crescimento econômico do município”, afirma.

Rosângela acrescenta que, todos os anos, a decoração atrai a atenção e a visita de pessoas das cidades vizinhas. “Outro atrativo para o público são as cantatas de Natal, que também já se tornaram tradição e são apresentadas em diversos espaços da cidade”, destaca.

Cantatas
A primeira Cantata acontece no dia 9 de dezembro (domingo), às 9h30, na Catedral de São Sebastião, no Centro. Na ocasião, será apresentado um recital com Orquestra de Violões e Cantores Mirins da Escola Municipal Raimunda Coura. No mesmo dia, às 20h, o Coral Grãos de Sonho, da Fundação Aperam Acesita, se apresenta na Igreja São Domingos Gusmão, no bairro São Domingos.

No dia 11 de dezembro (3ª feira), às 20h, os moradores do bairro Caladinho de Cima poderão assistir a uma belíssima apresentação do Coral Fundação Aperam Acesita infantil e adulto. A cantata acontece na Igreja Santa Rita.

No dia 19 de dezembro (4ª feira), às 19h, a Praça da Estação se transforma em um grande palco. Na programação, apresentações do Coral da Primeira Igreja Batista, Coral e Orquestra da Educação Integral, Alto de Natal do Grupo Risoma, Balé da Educação Integral, Grupo Vozes de Abner e show pirotécnico. No local, em uma tenda, também será realizada uma campanha de recolhimento alimentos não perecíveis, que serão doados para famílias carentes do município.

No dia 20 (5ª feira), às 19h, os idosos do Programa Vivaidade se apresentam na Igreja Matriz de São Sebastião. O encerramento das cantatas acontece no dia 23 (domingo), às 19h, com a apresentação do Coral Agnus, na Igreja Batista Centenário do Caladinho de Baixo. “Toda população está convidada a participar das cantatas. Será uma alegria grande comemorar nosso Natal com cada um dos fabricianenses”, finaliza Rosângela Mendes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com