Cidades

Cidades do Vale do Rio Doce participam de Conferência

TIMÓTEO – O Vale do Rio Doce participará da VI Conferência Estadual de Políticas sobre Drogas, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de novembro no município de Caeté. A delegação será formada por 18 representantes da sociedade civil, governamentais e convidados de instituições ligadas ao setor, que defenderão as propostas levantadas durante o primeiro Encontro Regional de Políticas Públicas sobre Drogas do Vale do Rio Doce, realizado em agosto deste ano em Timóteo.

De acordo com José Carlos de Paula, presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comppud) de Timóteo e delegado do encontro, entre as indicações da região destacam-se a necessidade de priorização nas ações de prevenção, revisão no financiamento, maior interação entre as comunidades terapêuticas e entre os entes público, privado e do terceiro setor. “A conferência estadual é um espaço no qual serão definidas as diretrizes para a formulação das políticas sobre drogas no Estado”, frisa.

As propostas do Vale do Rio Doce estão voltadas para a ampliação do atendimento às crianças e adolescentes. Entre elas, a implantação de comunidades terapêuticas e de políticas de prevenção com foco nesse público, criação de redes de atenção e integração dos municípios de Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga e Santana do Paraíso para a criação de um núcleo para atendimento às crianças e adolescentes. Outra indicação é a incorporação no currículo escolar de disciplinas sobre álcool e outras drogas.

DEBATES
A VI Conferência Estadual terá como tema “Políticas sobre drogas: Cenários, Avanços e desafios”. Na abertura do encontro, a partir das 14h, serão avaliados os avanços na última década (2003/2013) e discutidos os temas contemporâneos sobre a implementação da política sobre drogas, abordando as diferentes matizes que compõem o panorama e a discussão sobre a base na qual vem sendo fundamentada a implementação das redes de atenção aos usuários de álcool e outras drogas em Minas Gerais.

Serão debatidos os desafios do cuidado com o dependente químico, acolhimento ou tratamento, com foco na participação do cidadão na gestão da política pública; o controle social; as estratégias de prevenção ao uso e abuso de drogas entre outros.

Fabriciano também envia representantes
FABRICIANO
– O município de Fabriciano será representado durante a 6ª Conferência Estadual de Políticas sobre Drogas. O evento acontece de terça (5) a quinta-feira (7), em Caeté. Com o tema “Políticas Públicas: Cenários, Avanços e Desafios”, o evento tem como objetivo definir diretrizes para as ações de políticas públicas sobre drogas e indicar os representantes do Estado na Conferência Nacional.

Ao todo, 14 representantes do governo municipal e do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas participam do evento. Durante a Conferência, Fabriciano contará com um estande para apresentação do Serviço de Referência em Álcool e Drogas (Serad).

SERAD
Criado em 2012, o Serad tem como objetivo contribuir com os trabalhos de proteção social desenvolvidos no município e possibilitar aos dependentes químicos e seus familiares acompanhamento diferenciado. O serviço é financiado por recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e funciona na rua Uberlândia, nº 201, Melo Viana.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com