Cultura

Cidade Leitora presenteia Ipatinga nas comemorações dos 51 anos

IPATINGA – Para comemorar os 51 anos de emancipação política e administrativa do município, a Prefeitura de Ipatinga prepara um presente especial e vai lançar, nesta quarta-feira (29), o projeto Ipatinga: Cidade Leitora. A solenidade será realizada a partir das 8h, no Parque Ipanema, e integra a programação oficial em comemoração ao aniversário da cidade, que inclui também apresentações culturais das escolas da rede municipal de ensino.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto vai promover ações para estimular o hábito da leitura em 22 polos que serão criados em todas as nove regionais do município. Os espaços terão as bibliotecas das escolas municipais como centros de referência. A proposta é envolver os estudantes e, também, ampliar o público alvo para permitir a integração das unidades de ensino com a comunidade na propagação de práticas de leitura.

BIBLIOTECA SOBRE RODAS
No lançamento do projeto, uma das principais atrações será a “Biblioteca sobre Rodas”, montada dentro de um ônibus que ficará estacionado no Parque Ipanema. A instalação vai disponibilizar ao público um acervo diversificado, reunindo exemplares de revistas, periódicos e livros de literatura para apreciação. Posteriormente, o ônibus irá percorrer outras áreas públicas da cidade, divulgando as ações do Ipatinga: Cidade Leitora.

“Nosso objetivo é criar intercâmbio com outros espaços, projetos, grupos culturais, artistas, instituições sociais e voluntários, estimulando o hábito da leitura em espaços diversificados. Dessa forma, vamos contribuir para que Ipatinga seja reconhecida como uma cidade leitora”, destaca a secretária municipal de Educação, Leida Tavares.

Açucena também terá mais espaço para leitura

(DA REDAÇÃO) – O município de Açucena, no Leste de Minas, está entre as dez cidades do interior de Minas selecionadas para receber recursos para criação de bibliotecas públicas municipais. Os investimentos serão em torno de R$260 mil no total.

O resultado do edital foi divulgado pela Secretaria de Estado de Cultura na última semana, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais. No processo de seleção foram avaliadas propostas de cada localidade para a promoção da leitura na sede do município e em seus distritos, para a democratização do acesso ao livro e estímulo à leitura, entre outros critérios.

Cada uma das cidades contempladas receberá um acervo de, no mínimo, mil itens entre livros em impressão comum e Braille, CDs, DVDs e audiolivros, no valor aproximado de R$ 26 mil. “O que vamos receber será uma inovação. Vai trazer mais conhecimento e acesso à pesquisa para as nossas comunidades tão carentes de material público compartilhado”, destacou Edilson Gonçalves Bento, diretor do Departamento de Cultura de Açucena.

Açucena possui apenas uma biblioteca pública para atender uma população de 10mil e 600 habitantes, incluindo os moradores de cinco distritos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com