Cidades

Cidade abre amanhã a Semana de Trânsito

TIMÓTEO – A Semana Nacional do Trânsito é comemorada entre os dias 18 a 25 de setembro, e tem o intuito de mobilizar a comunidade sobre a importância de respeitar as regras de trânsito. Para isso, a Autotrans, Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, Rotary Club de Acesita, Fundação Aperam Acesita, Prefeitura de Timóteo e 85ª Cia da Polícia Militar de Minas Gerais prepararam várias intervenções, como teatros e palestras.

Para abrir a programação na quinta-feira (18), os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas e particulares de Timóteo, e parceiros movimentam a Praça 1º de Maio, com a “Caminhada para a paz no trânsito”. Entre os dias 22 e 25, as crianças vão receber nas escolas o teatro “Educação para o Trânsito”, como forma de sensibilização, visando à conscientização sobre a sua responsabilidade como cidadão.

Entre os dias 22 a 24, o Teatro da Fundação Aperam Acesita abre as portas para a palestra “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre” para os alunos do 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas de Timóteo. Para fechar a semana, no dia 25 acontece a entrega do prêmio para o vencedor do Concurso de Frases, que começou no dia 20 de agosto e teve a participação dos alunos do Projeto Transitolândia 2014.

Ipatinga faz blitzen educativas
Duas blitzen educativas abrem, nesta quinta-feira (18), a programação da Semana de Trânsito 2014 em Ipatinga. Equipes do Departamento de Trânsito da Prefeitura, a Polícia Militar e voluntários da organização não-governamental Instituto Trânsito Seguro (ITS) se concentrarão de 8h30 às 10h em frente ao Shopping do Vale, e de 16h às 17h no cruzamento da avenida 28 de Abril com a rua Barbacena, no centro da cidade.

A Semana de Trânsito 2014, que integra um movimento nacional, tem o pedestre como tema central. A programação vai até o dia 25 de setembro. Em Ipatinga serão realizadas blitzen educativas em vários pontos, com a distribuição de panfletos educativos e orientações a motoristas e pedestres.

Melhorias
O secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gustavo Finocchio, destaca a mobilização que está sendo feita, em parceria com a PM e o Instituto Trânsito Seguro, para mudar a “cultura” nas vias públicas. “Queremos ampliar a proteção ao pedestre, mas, acima de tudo, sensibilizar todos para uma convivência harmoniosa entre veículos e pessoas. O fim da violência no trânsito depende da mobilização pública, mas também de atitudes individuais”, ressalta Finocchio.

Além dessa campanha educativa, o secretário informou que a Prefeitura também está investindo em melhorias no trânsito da cidade. Atualmente, duas equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente estão trabalhando na revitalização das sinalizações horizontais e verticais e de faixas de segurança em todos os bairros, além de implantar novas faixas para travessia de pedestres.

Programação
A divulgação de boas práticas no trânsito, com o respeito à legislação e aos pedestres, acima de tudo, será intensificada nos próximos dias. Nesta semana estão previstas outras blitzen de trânsito nos bairros Ideal (avenida Pedro Nolasco) e Iguaçu (avenida Brasil).

Na próxima semana as ações educativas terão sequência com abordagens de motoristas e pedestres no Canaã (avenida Gerasa), BR-381 (próximo à Estação Ferroviária), Bethânia (avenida Alberto Giovanini), BR-458, Bom Retiro (avenida Fernando de Noronha) e Bom Jardim (avenida Orquídea).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com