Cidades

Cida Lima vai coordenar a subsede do Sind-UTE

Cida Lima será a coordenadora do Sind-UTE pelos próximos três anos


IPATINGA
– O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) terminou ontem (30) o processo de escolha de dirigentes regionais e estaduais da entidade com a eleição da chapa única “Avançar na Luta por nossos Direitos”. Na subsede de Ipatinga foi eleita como Coordenadora, a atual diretora do Departamento de Comunicação do Sindicato, Cida Lima, que concorria ao pleito na mesma chapa que outros 23 trabalhadores (as) em educação.

A eleição durou cinco dias e abrangeu todas as seis cidades na jurisdição da regional ipatinguense, que contaram com urnas itinerantes levadas pela equipe do Sindicato. Além de diretores, os profissionais escolheram os membros do Conselho Geral da Entidade. Eram 19 candidatos disputando três vagas de conselheiros.
Estavam aptos a votar os trabalhadores de todo o Estado filiados ao Sind-UTE. O número de votantes nesta eleição superou o total da última disputa, realizada em 2009, quando 1.120 compareceram para escolher a atual diretoria.

ESTADO
Durante a semana foi realizada ainda a eleição da diretoria estadual do Sindicato, onde apenas a chapa encabeçada por Beatriz da Silva Cerqueira, de Betim, concorreu. Beatriz ocupará o cargo de coordenadora estadual do órgão e terá ajuda dos outros 53 membros da sua chapa. A cidade de Ipatinga será representada neste grupo por Feliciana Saldanha, coordenadora atual da subsede de Ipatinga.

PROBLEMAS
De acordo com Feliciana, que esteve à frente do processo eleitoral na região, o pleito do Sind-UTE transcorreu normalmente, mas enfrentou pelo menos um empecilho: um decreto do Governo do Estado do dia 22 de novembro, que impediu os trabalhadores de realizarem a eleição dentro das escolas nos dias em que fossem realizadas as provas do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), aplicadas entre os dias 26 e 30 de novembro.

O Governo justificou a atitude alegando que a avaliação deveria ser aplicada em um ambiente de tranquilidade e encaminhou o ofício a todos os diretores de escolas estaduais de Minas Gerais.
A direção do Sind-UTE divulgou, então, uma nota acusando o Governo de tentar impedir as eleições do Sindicato, uma vez que a entidade vem atuando de forma independente e tem coordenado uma série de denúncias das condições de salário, carreira e trabalho dos profissionais.

CRIATIVIDADE
Feliciana Saldanha concorda com a nota do Sindicato e afirma que esta foi uma tentativa do Estado de deslegitimar a categoria, mas sem sucesso.
A proibição, assinada pela secretária de educação, Ana Lúcia Gazzola, fez com que os membros do Sindicato usassem a criatividade para poderem realizar o processo eleitoral, indo para as portas das escolas e chamando os trabalhadores para votarem ali mesmo. Nos dias chuvosos, as urnas foram colocadas debaixo de sombrinhas e dentro de carros.


Cabine eleitoral improvisada dentro de veículo dribla proibição do governo de realizar votação nas escolas

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com