Cidades

Chuva faz famílias abandonarem residências em Cachoeira Escura

O prefeito Pietro Chaves (PDT) informou que foi acionado no meio da tempestade e imediatamente convocou seus secretários              (Fotos: Fotos: Wiliam Sousa)


BELO ORIENTE
– Menos de uma hora de forte chuva na noite de domingo (20), foi suficiente para causar uma série de transtornos aos moradores do distrito de Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura), em Belo Oriente. Além do alagamento e do risco de queda de muros, paredes e destelhamento de casas, houve perdas de móveis e as ruas ficaram uma boa parte do dia intransitáveis, num verdadeiro mar de lama. Das 15 famílias que se abrigaram em casa de amigos e parentes até que as águas baixassem, cinco continuavam fora de suas residências até a noite de segunda-feira (21).

O prefeito Pietro Chaves (PDT) informou que foi acionado no meio da tempestade e imediatamente convocou seus secretários para iniciarem os primeiros socorros às famílias cujas casas estavam alagadas. “Em meio a tanta chuva, a primeira providência foi retirar as famílias e levá-las para casas de parentes e amigos para garantir a segurança de cada uma. Foi um susto, pela intensidade das águas. Graças a Deus, tivemos apenas perdas materiais”, disse aliviado, ao lado do vereador Sebastião Farias (PC do B) e do chefe de Gabinete, Pedro Damasceno.
Pietro determinou que a secretaria de Obras estabelecesse imediatamente o programa emergencial de limpeza das ruas e avenidas do distrito, o que foi iniciado nas primeiras horas da manhã de ontem.

“Teremos um trabalho integrado entre as secretarias de obras, assistência social, governo e todas as demais secretarias. Neste momento é importante um esforço coletivo e concentrado para atenuar o sofrimento das pessoas atingidas em todas as partes do município”, afirmou, lembrando que a prefeitura dará total assistência às famílias que necessitarem.


A falta de manutenção na rede de esgoto pelo governo anterior causou a volta de dejetos para dentro das
residências e comércios

Secretário denuncia descaso
Belo Oriente
– O secretário de Governo, Wagner Guimarães, disse que vários moradores estão revoltados com os dejetos que voltaram da rede de esgoto para o interior das residências, por causa do entupimento simultâneo das redes pluvial e de esgoto causado pelas águas da chuva. “Isso confirmou o descaso da administração anterior com os moradores do nosso distrito. Não se tem notícia de que o ex-prefeito tenha feito a devida manutenção periódica, o que inclui a desobstrução da rede de esgoto daqui”, disse.

Para ele, faltou seriedade e respeito aos moradores de Cachoeira Escura e competência para executarem ações simples, o que pode culminar até em problemas de saúde pública. Disse ainda que um governo sério teria se preocupado com a prevenção como, por exemplo, desentupir as bocas de lobo. “Isso é coisa básica e que deve ser feita nos meses anteriores às chuvas. Todo mundo sabe que de dezembro a março sempre chove. Este tipo de omissão acaba trazendo sérios problemas até de saúde pública”, reclamou.

O gerente da sub-prefeitura de Cachoeira Escura, Edson Calixto , o “Dissom”, também lembrou que nos últimos meses do governo anterior a limpeza pública foi ‘praticamente esquecida’. Desde os primeiros dias do governo Pietro Chaves foi implantado na localidade o serviço emergencial de limpeza pública. “A sensação era de abandono, mesmo. A situação estava tão difícil que em poucos dias retiramos mais de 120 caminhões de lixo e entulho produzidos no distrito. Se isso não tivesse sido feito, a situação estaria muito pior”, comentou.

Equipe de governo faz seminário para gestão de resultados
Belo Oriente
– O prefeito de Belo Oriente, Pietro Chaves (PDT), reuniu sua equipe de governo neste final de semana, para traçar as principais metas de seu mandato, cujo principal alvo é fazer na cidade ‘gestão de resultados’. A reunião aconteceu na Casa de Hóspedes da Cenibra com a presença de todos os secretários, gerentes e coordenadores, além de lideranças comunitárias convidadas. O encontro possibilitou a discussão, análise e formulação do plano de metas, diretrizes e medidas a serem tomadas além de serem definidas a missão, a visão e os valores que a gestão 2013/2016 adotará.

As diversas propostas serão reunidas em um documento único constando as diretrizes, metas e ações do governo. O plano de metas trará as principais intenções da gestão Pietro Chaves em áreas como obras, educação, saúde, finanças, assistência social, cultura, esporte, lazer, dentre outras. Após a análise e aprovação, será dada publicidade ampla ao documento. “O nosso grande desafio será fazer muito mais, só que com menos recursos. Sem planejamento, isso não será possível. Os governos que planejam têm muito mais êxito e o compromisso que temos é com uma gestão que seja austera, qualitativa e eficiente. Temos a certeza de que alcançaremos resultados positivos para reconstruirmos Belo Oriente”, disse o prefeito.

Na abertura do seminário, cada secretário apresentou um relatório com um minucioso diagnóstico sobre os principais problemas encontrados em sua respectiva pasta e o caminho para que sejam resolvidos de maneira eficaz e objetiva.
Para o secretário de governo e cidadania, Wagner Guimarães, este é um momento para se discutir e preparar várias ações para que a prefeitura caminhe positivamente nesses próximos quatro anos. “Ações como exigência de planejamento, metas, diretrizes e resultados por parte das secretarias, vai deixar esta administração eficiente, transparente e pronta para anteder os anseios do povo”, comentou. Já o secretário de Planejamento e Gestão, Alfredo Dias, considera que “o trabalho integrado e responsável entre as secretarias será determinante para se atingir os resultados que o governo estará projetando”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com