Cidades

Chuva causa deslizamentos de terra em Timóteo e três se ferem

Desabamento na rua Trinca Ferro, no Macuco; uma das vítimas chegou a ficar soterrada

TIMÓTEO – Duas ocorrências de desabamento foram registradas na madrugada da última terça-feira (6), no bairro Macuco, em Timóteo, e deixaram três pessoas feridas.
A primeira aconteceu na rua Trinca Ferro, onde um deslizamento de terra provocou a queda de um muro que atingiu uma residência e derrubou paredes de quatro cômodos da casa.
No momento do acidente, os cinco moradores estavam dormindo. A dona de casa Conceição Gomes de Souza contou que levou um grande susto com o barulho causado pela queda do muro: “acordei com minha filha gritando, pedindo socorro, quando fomos lá pra ver, já tinha caído tudo em cima dela”, disse.
A filha de Conceição, de 17 anos, e a neta, de apenas seis meses, estavam em um dos quartos que foram atingidos. A criança chegou a ficar soterrada, mas foi socorrida e levada para o Hospital Vital Brazil, com escoriações, sendo liberada no mesmo dia juntamente com a mãe.
Segundo a dona de casa, o socorro foi feito pelos próprios moradores vizinhos, mas a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Prefeitura Municipal estiveram no local. A moradora informou que foi orientada pela Prefeitura a deixar a casa para que a moradia seja reformada, mas que poderia retirar seus móveis, já que por enquanto não há riscos de mais quedas.
Outro deslizamento de terra ocorreu na rua Maritaca e atingiu a parede de um quarto em que um casal dormia. O desabamento fez com que um armário caísse sobre o marido, que teve escoriações e também foi encaminhado ao Vital Brazil.
Foi registrada ainda uma ocorrência na rua Maçaranduba, onde uma moradia foi atingida por uma enxurrada. A Defesa Civil orientou a família a construir uma canaleta para desviar a direção da água

CHUVA
Em todos os casos, a causa dos acidentes foi a mesma: a grande chuva que caiu sobre a região na madrugada de segunda para terça-feira, que iniciou o período chuvoso do fim do ano. A precipitação foi de cerca de 50 milímetros.
Em Timóteo, a Defesa Civil está em alerta, principalmente pelas ocorrências registradas ontem. O órgão vem fazendo parcerias com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, que recebem as ligações pelos telefones 193 e 190, respectivamente. O trabalho está ocorrendo em regime de plantão, 24 horas por dia.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil vem alertando sobre a possibilidade de chuvas intensas nos próximos dez dias, com precipitações de até 65 milímetros. Para se ter uma ideia do que isso pode representar, basta comparar com a quantidade de chuva que caiu no mês de setembro em Timóteo e atingiu, durante todo o período, a marca de 60 milímetros. Se confirmadas as previsões dos meteorologistas, o volume seria dez vezes maior.
O impacto das fortes chuvas pode afetar principalmente as áreas de ocupação irregular, que, na maioria dos casos, encontram-se em locais de risco. No município, os bairros que apresentam maior número de residências nesta situação são o Macuco, o Ana Moura e o Cachoeira do Vale.
A Defesa Civil de Timóteo informou que os moradores orientados a saírem de suas casas serão beneficiados pelo programa bolsa moradia, que ajuda quem passa por esse tipo de situação e não possui condições de se mudar. O valor do auxílio é de R$ 230 e é preciso que o morador se cadastre junto à Prefeitura para ser beneficiado com o dinheiro.

Fabriciano registra destelhamentos
Fabriciano
– A Coordenadoria de Defesa Civil de Coronel Fabriciano registrou ocorrências de deslizamentos e destelhamento em razão das últimas chuvas, acompanhadas de forte vento, que atingiram o município. Uma das ocorrências foi o destelhamento do Centro de Convivência no Serra Azul (Morada do Vale). A empresa responsável pela obra foi notificada para resolver o problema. A Defesa Civil Municipal segue fazendo o monitoramento das áreas de risco de Fabriciano.

A chuva que atingiu a cidade nos últimos dias está dentro do previsto para o período, conforme o coordenador da Defesa Civil, Irnac Valadares. “Estamos dentro do chamado período chuvoso. Temos alguns locais considerados áreas de risco e é importante que a população fique atenta. É importante evitar ações como corte irregular de barranco, construções sem orientação técnica e sem a presença de um engenheiro”, orienta Irnac.
Ainda de acordo com Irnac Valadares, algumas áreas em Fabriciano foram mapeadas no passado por uma equipe de geólogos e geógrafos que estiveram na cidade. “Estas áreas estão merecendo uma atenção maior por parte da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros”, destaca. Durante os períodos de tempestade, a atenção da Defesa Civil se volta principalmente para os bairros Frederico Ozanam, Caladão, Manoel Domingos, Pedreira, Padre Rocha, Caladinho, Santa Terezinha I e II, Universitário, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Penha e Dom Helvécio (Prainha).

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos números 199 ou 3846-7752. Em caso de ocorrências graves, o Corpo de Bombeiros de Coronel Fabriciano deve ser acionado pelo telefone 193. A Polícia Militar também pode ser comunicada pelo 190.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com