Cidades

Chapas registram hoje candidatura

O Fórum de Ipatinga recebe hoje registro das principais candidaturas a prefeito: PT, às 15h, PMDB, às 16h e PV às 17h

 

(DA REDAÇÃO) – Os partidos e as coligações têm até esta quinta-feira (5) para pedir registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores para as eleições de outubro. O prazo vai até as 19h. A partir de hoje, os nomes de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura deverão constar das pesquisas eleitorais, realizadas com a apresentação da relação de candidatos ao entrevistado.
Também a partir desta quinta os cartórios eleitorais e as secretarias dos tribunais eleitorais permanecerão abertos aos sábados, domingos e feriados, em regime de plantão, para atender demandas relativas às eleições.

PT-PRB
Conforme agenda divulgada pelos candidatos das coligações, o Partido dos Trabalhadores é o primeiro a comparecer ao Fórum para requerer o registro da candidatura da ex-deputada estadual Cecília Ferramenta a prefeita de Ipatinga. O ato está agendado para as 15h. O PT, que sai sozinho para a eleição proporcional, coliga com o PRB para a majoritária. O ex-comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, coronel Alfredo Ramalho, é candidato a vice.
Ontem, Cecília Ferramenta concluiu o processo de elaboração do seu programa de governo, a ser registrado na Justiça Eleitoral, juntamente com a sua candidatura. Conforme a petista, a discussão de propostas foi iniciada em 2011, com a realização de plenárias populares nas nove regionais da cidade e reuniões temáticas com representantes de partidos aliados, associações de moradores, entidades de classe, igrejas, sindicatos, empresários e técnicos especialistas nos diversos temas da administração pública.
A candidata explicou que seu programa de governo é um compromisso com a população de Ipatinga, assumido juntamente com o PRB e os demais partidos aoliados (PCdoB, PRTB, PTdoB, PPL e PTN).

PMDB
O PMDB informou que irá registrar sua chapa – tanto para prefeito e vice como para vereador – às 16h. Ainda não foi anunciado o nome do candidato que encabeçará a chapa majoritária, mas a expectativa é de que o ex-prefeito Sebastião Quintão seja o nome principal. O PMDB deixou a coligação que daria sustentação à candidatura do presidente da Câmara, Nardyello Rocha (PSD), depois que ele passou à condição de candidato a vice-prefeito. Em uma articulação imposta pelo Governo do Estado, intermediada pelo secretário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira (PSD), o vereador “cedeu” seu lugar à deputada estadual Rosângela Reis (PV). No sábado, dia 30, quando foram realizadas as convenções partidárias, também o PTB e o PSC, da pastora Márcia Perozzini, não aderiram ao “chapão” construído pelo PSD. A posição da pastora Márcia, atual vice-prefeita, também deve ser conhecida nesta quinta.

PV-PSD
Por fim, a “Coligação Responsabilidade com Ipatinga”, encabeçada pela deputada Rosângela Reis (PV) e por Nardyello Rocha (PSD), agendou para as 17h o registro de sua candidatura. PSDB, PR, PP, PDT e PHS participaram da convenção do PV, no último sábado. Também devem confirmar a aliança com a deputada o PSB, presidido por Fabiano Moreira, e o DEM, de Juliano Nogueira.
Ontem, durante todo o dia, comentou-se nos bastidores a possibilidade de troca do candidato a vice-prefeito, mas a assessoria da deputada convidou a imprensa para registro da chapa de Rosângela e Nardyello.

PPS
O prefeito Robson Gomes, do PPS, afirmou que é candidato, mas ainda não definiu seu companheiro de chapa. Ele tem o apoio do PSDC, PMN, PSL, PTC e PRP.

PCB
Os membros do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Daniel Cristiano Souza e Rair Anício Junior, foram os primeiros candidatos a prefeito e vice a requererem o registro de candidatura no cartório eleitoral da zona 131, na tarde de terça-feira (3).
Os postulantes já haviam tentado protocolar a documentação na segunda-feira (2). Mas, devido a problemas no novo sistema usado pela Justiça Eleitoral, os candidatos tiveram que tentar uma segunda vez. É que todo o processo agora é feito digitalmente.

CAMPANHA
A partir desta sexta-feira, dia 6, está liberada a propaganda eleitoral. Os candidatos, partidos ou as coligações podem fazer funcionar, das 8 às 22 horas, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos. Também passa a ser permitida a realização de comícios, bem como a utilização de aparelhagem de sonorização fixa, das 8 horas às 24 horas. Na internet, a propaganda também está liberada, no entanto é vedada qualquer veiculação paga.

TRE lança a campanha “Sujeira Não é Legal”
BH
– O TRE de Minas Gerais está lançando nesta semana a campanha “Sujeira Não é Legal”, voltada para as eleições 2012. O projeto pretende orientar candidatos e eleitores para que seja realizada uma campanha eleitoral mais limpa, segura, tranquila e, a partir de um novo conceito agregado neste ano, também transparente. A iniciativa tem a parceria da Cemig, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
A exemplo de 2010, a vassoura será o símbolo da campanha. Panfletos com orientações começam a ser distribuídos aos candidatos, em Belo Horizonte, quando pedirem os registros das candidaturas. Neste ano, a campanha irá ressaltar também, conforme consta do panfleto, que “prestar contas de campanha de forma correta e transparente é mais do que uma obrigação daqueles que pretendem administrar ou fiscalizar o uso do dinheiro público. É também uma questão de respeito ao eleitor.”
Já está disponível na internet um site para que os interessados conheçam melhor a campanha e as orientações dos órgãos que a promovem: www.campanhasemsujeira.tre-mg.jus.com.br.
A partir desta sexta-feira (6), quando começa a campanha eleitoral, serão veiculados VTs do “Sujeira Não é Legal” em emissoras de TV e, na próxima semana, spots em emissoras de rádio. Essas peças visam principalmente estimular o eleitor a votar de forma consciente, escolhendo candidatos que não desrespeitam as normas legais e os preceitos de civilidade.
Segundo o presidente do TRE, desembargador Brandão Teixeira, a Justiça Eleitoral mineira pretende, com a campanha, despertar nos candidatos e nos cidadãos a importância de se cumprir a legislação eleitoral. Além disso, a intenção, segundo o desembargador, é que a campanha seja uma forma de diminuir o desconforto e o transtorno que a sujeira eleitoral provoca na vida das pessoas.

Orientações aos candidatos
Entre as várias orientações que serão repassadas aos candidatos, estão:
-não impeça ou dificulte a passagem das vias públicas com cavaletes;
-imprima nos santinhos a frase “não jogue este folheto em vias públicas” e oriente seus apoiadores a não jogá-los no chão;
-registre com clareza todas as arrecadações ou gastos de campanha;
-ao realizar eventos, não faça gambiarras ou “gatos” de energia elétrica e verifique a existência de extintores e equipamentos de combate a incêndio.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com