Cidades

Centro de Saúde João Otávio garante o atendimento 24h

TIMÓTEO – O Centro de Saúde João Otávio, do bairro Olaria, mantém seu horário de atendimento 24h, com um médico clínico geral por plantão e um médico pediatra no horário de 7:00h às 19:00h. Entretanto, a Secretaria de Saúde ressalta que o Centro não é uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), não recebendo recursos financeiros para custeio e manutenção destes serviços.

A administração também lembra que houve a celebração do contrato Nº 104/2015 entre o Estado de Minas Gerais e a Sociedade Beneficiente São Camilo/Hospital e Maternidade Vital Brazil, com a interveniência da Secretaria Municipal de Saúde, objetivando a prestação de ações e serviços de saúde referentes ao Sistema Único de Saúde (SUS) à população de Timóteo-MG.

“Até o presente momento, o município tem se empenhado e mantido o esforço para a realização dos atendimentos à população através de recursos próprios”, destaca a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Melo Fraga.
“Além disso, tem buscado junto à Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais a viabilidade da antecipação de custeio para a realização e garantia do atendimento. Aguardamos a urgente inauguração das instalações da UPA tipo 2, no bairro Primavera, que deverá ocorrer em no máximo cinco meses.”

“Aí sim, com recursos e verbas especificadas, provenientes do Governo Federal, funcionará na cidade uma verdadeira Unidade de Pronto Atendimento”, sinaliza Ana Paula Fraga.


Rede municipal de saúde tem resolutividade de 80%

A secretária de saúde e a equipe técnica participaram de uma reunião na Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre a mudança na escala de atendimento João Otávio, bem como apresentar um relatório completo sobre a rede municipal de saúde.

“Apresentamos as atribuições do município em relação à Atenção Primária da Saúde, que tem a capacidade de resolver até 80% dos problemas de saúde da população”, expôs a secretária.

Timóteo conta com uma boa estrutura na área de saúde, compreendendo 16 unidades básicas de saúde, 13 equipes do Estratégia de Saúde da Família, 7 centros de especialidades, um laboratório de análises clínicas, uma farmácia popular e 12 farmácias públicas, além da rede conveniada. De janeiro a julho de 2015, as unidades de saúde atenderam 59.872 usuários; foram realizados 75.638 exames laboratoriais, 6.571 exames de imagem e 700 exames especializados (ecodopler, ressonância, tomografia, biópisia, densitometria).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com