Cidades

Centro de Pesquisa da Usiminas completa 50 anos

Foto: O Centro de P&D, está integrado com todas as unidades da Usiminas e vem sendo um dos grandes diferenciais competitivos da companhia, contribuindo para o seu desenvolvimento tecnológico e potencializando-a como desenvolvedora de aços de extrema qualidade – Crédito: Elvira Nascimento

Estrutura é destaque na indústria latino-americana e antecipa demandas dos clientes

IPATINGA – Localizado na Usina de Ipatinga e considerado o maior do gênero na indústria do aço da América Latina, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Usiminas está completando 50 anos de atividades neste mês de outubro. Com uma equipe de profissionais altamente qualificados, o local tem sido responsável pelo desenvolvimento de aços de alto valor agregado para automóveis mais seguros e com menos impacto ambiental, para instalação de torres de energia eólica e solar e tantas outras aplicações que passaram a ser demandas pela indústria brasileira.

As atividades de pesquisa estão alinhadas aos cenários nacional e internacional, o que propicia à Usiminas maior agilidade na antecipação das necessidades dos clientes. Suas ações são direcionadas para absorver, gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos voltados para o desenvolvimento e melhoria de produtos em aço, à otimização dos processos industriais e redução de custos, sempre integrados aos conceitos de sustentabilidade.

COMPETITIVIDADE

O presidente da companhia, Sergio Leite, afirma que ao longo de sua história, a Usiminas sempre buscou aprimorar produtos e processos, investindo em tecnologias e gerando soluções inovadoras nesse segmento. “A necessidade das empresas de se manterem competitivas em um mercado cada vez mais acirrado como o de produção e beneficiamento do aço, levam as companhias a investirem estrategicamente em pesquisa e desenvolvimento, criando soluções para aprimorar os seus processos e serem cada vez mais eficientes e sustentáveis”, enfatiza.

O Centro de P&D, está integrado com todas as unidades da Usiminas e vem sendo um dos grandes diferenciais competitivos da companhia, contribuindo para o seu desenvolvimento tecnológico e potencializando-a como desenvolvedora de aços de extrema qualidade.

CONHECIMENTO

Hoje o Centro de Pesquisas da empresa ocupa uma área de 13 mil metros quadrados e conta com uma equipe de cerca de 100 profissionais, entre pesquisadores, cientistas e técnicos. Com foco em treinamento e capacitação, 69% do efetivo possui mestrado, 13% doutorado e 12% especialização. Além de investimentos em treinamentos e parcerias com universidades, siderúrgicas e centros de pesquisa no exterior como Japão, Estados Unidos, Inglaterra e França.

“Nosso objetivo é sempre estar à frente do nosso tempo, caminhando na vanguarda do conhecimento. Aumentando e treinando a nossa equipe, incluindo, cada vez mais mestres e doutores no nosso time. Além de investimentos em equipamentos sofisticados, desenvolvimento de técnicas de análises e simulações para otimizar os processos siderúrgicos, desenvolvendo novos aços, melhorando a qualidade dos existentes e apoiando seus clientes para o melhor desempenho de seus produtos e processos”, afirma o gerente-geral do Centro de P&D da Usiminas, Carlos Salaroli.

PRODUTOS

Na área de produtos, onde são aplicados os maiores esforços de P&D, os principais objetivos, segundo o gerente do Centro, são o desenvolvimento de novos aços e aprimoramento dos já produzidos para o mercado automotivo, eletroeletrônico, utilidades domésticas, embalagem, construção civil, máquinas pesadas, tubos, plataformas e navios. Os tipos de aço para cada uma dessas finalidades vêm evoluindo ao longo do tempo e para Salaroli, uma das metas é conseguir estar sempre se antecipando às demandas dos diferentes mercados.

Na área automotiva, por exemplo, ele lembra que a demanda é crescente por veículos mais compactos, econômicos, menos poluentes, mais seguros e com designs mais complexos. Para isso, os estudos do Centro de Pesquisa estão voltados para aços com maior resistência mecânica, que permitem a redução do peso dos automóveis por meio da utilização de chapas com menor espessura e desempenho igual ou superior na estrutura do carro. Além de alta resistência mecânica, estão voltados também para os aços que demandam elevada capacidade de absorção de energia contribuindo, dessa forma, para mais proteção aos passageiros durante uma eventual colisão.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com