Cultura

Central de Ideias conquista sócios com Delivery de Livros

IPATINGA – O hábito de leitura ganhou mais espaço na rotina dos usuários da Biblioteca Central de Ideias (BCI) do Instituto Usiminas desde que o serviço de entrega de livros gratuito foi lançado, em agosto deste ano. A iniciativa do Instituto Usiminas foi implementada com o objetivo de atender aos usuários da Biblioteca mesmo com as determinações de isolamento social. O serviço é mais uma atividade da Ação Educativa do Instituto Usiminas, com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A iniciativa já alcançou 29 bairros de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso e a cada semana são entregues cerca de 40 livros

Com mais de 15 mil usuários ativos, a Biblioteca atraiu a atenção de outros leitores   com a novidade. Apenas em 40 dias a Biblioteca Central de Ideias conquistou 53 novos associados e trouxe de volta outros 75 usuários, que renovaram o seu cadastro para ter acesso ao serviço de entrega domiciliar.

LEITURA NA PANDEMIA

A leitura tornou-se a principal atividade do estudante Caio Guedes Cabral, de 18 anos, com o isolamento social. Usuário assíduo da Central de Ideias desde os  7 anos, Caio está contando com a entrega em casa para seguir com a leitura diária. “Sempre gostei de ler. Com a pandemia, passei a ler muito mais para passar o tempo. Está sendo incrível receber os livros em casa. Eles são sempre entregues e devolvidos com toda segurança”, relata.

Segundo a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, a proximidade com o público do Instituto Usiminas foi o principal objetivo e também o desafio durante o isolamento social. “Aos poucos encontramos alternativas de estar mais perto, cada vez mais conectados com o nosso público. A adesão dos usuários da Biblioteca Central de Ideias ao Delivery de Livros comprova que estamos alcançando o objetivo de continuar levando cultura para as pessoas, mesmo com os nossos espaços físicos fechados”, enfatiza.

ENTREGA EM CASA

A iniciativa já alcançou 29 bairros de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso. A cada semana são entregues cerca de 40 livros. E para o motoboy literário Luciano Ferreira, responsável pelas entregas dos livros da Central de Ideias, a motivação aumenta ao ver a gratidão de quem recebe os títulos. “Fazer as entregas dos livros é muito gratificante. Encontro pessoas de todas as idades e todas ficam sempre muito felizes em receber os livros em casa”, comenta Luciano.

DELIVERY DE LIVROS

O acervo da Biblioteca Central de Ideias pode ser consultado pelo site www.institutousiminas.com/acervobiblioteca. Para empréstimos, é necessário fazer a reserva antecipada dos títulos, pelo e-mail bibliotecacentraldeideias@usiminas.com ou pelos telefones (31) 3824-3849 e (31) 98437-3330.

A entrega é feita toda terça-feira pelo motoboy literário do Instituto Usiminas, com devolução agendada para 15 dias após o empréstimo, também recolhido pelo mesmo entregador. Os livros são entregues em um pacote específico da Biblioteca Central de Ideias, onde também devem ser devolvidos. Quando chegam ao Centro Cultural Usiminas, as obras são colocadas em quarentena, por 14 dias, em um espaço adaptado antes de serem emprestados para outros usuários.

SERVIÇOS

Biblioteca Central de Ideais – Delivery de Livros

Acervo: www.institutousiminas.com.br/acervobiblioteca

Reservas: bibliotecacentraldeideias@usiminas.com

Contato: (31) 3824-3849 e (31) 98437-3330

Funcionamento: Segunda a quarta, das 8h30 às 12h e 13h às 17h30. Quinta e sexta-feira, das 8h às 14h.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com