Cidades

Cenibra oferece educação ambiental a 100% dos empregados

O Programa de Educação Ambiental (PEA) desenvolve diversos projetos socioambientais para as comunidades de sua área de atuação, e agora envolverá a totalidade dos empregados próprios da empresa

BELO ORIENTE – Perto de completar 30 anos de existência, o Programa de Educação Ambiental (PEA) da Cenibra está com o desafio de alcançar 100% dos empregados, tanto os que trabalham na Fábrica, em Belo Oriente, quanto na área florestal das três regionais: Guanhães, Nova Era e Rio Doce. O PEA desenvolve diversos projetos socioambientais para as comunidades de sua área de atuação, e agora envolverá a totalidade dos empregados próprios da Empresa.

A Educação Ambiental é uma vertente da educação direcionada aos assuntos relacionados à interação homem-ambiente, despertando uma consciência crítica sobre os problemas ambientais. Consiste em processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, a qualidade de vida e a sustentabilidade.

Atualmente, os programas de educação ambiental oferecidos pelas empresas são uma exigência legal, como medidas mitigadoras ou compensatórias em cumprimento às condicionantes das licenças ambientais emitidas pelos órgãos públicos. No entanto, a Cenibra promove atividades educacionais voltadas para a temática desde 1990, quando se iniciaram as ações de Educação Ambiental na Fazenda Macedônia, associadas à implantação do Projeto Mutum.

Na Cenibra, o PEA no âmbito corporativo tem o objetivo de despertar nos empregados a compreensão da importância da mudança no comportamento, focando em práticas individuais e coletivas de preservação e respeito ao meio ambiente; alertar sobre os impactos das ações e as atitudes incompatíveis com a conservação ambiental; conscientizar sobre as ações da Empresa em relação às questões ambientais; e disseminar a consciência ambiental e o exercício da cidadania.

“A Educação Ambiental é ir além de simplesmente atender a normas sociais, legislações, regras e procedimentos da Empresa. É fundamental ser, pensar e agir de acordo com os mais elevados princípios éticos e morais, mesmo que não estejam escritos”, explica Júlio Madeira, técnico de relações institucionais da Empresa.

Na etapa inicial, a Cenibra está oferecendo aos empregados a palestra “10 Dicas de Sustentabilidade Ambiental”, que discute boas práticas de preservação e respeito ao meio ambiente. São abordados temas como consumo de água, plantio de árvores, combate a incêndios e coleta seletiva, e posteriormente serão distribuídos cartilhas e banners sobre as dicas. Com o decorrer do tempo, mais ações serão implantadas.


Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com