Cidades

Cenibra diz que informou autoridades sobre gases; emissão ocorreu por mais de 7 horas

Empresa havia divulgado anteriormente uma nota negando responsabilidade no incidente

IPATINGA – Em nota divulgada nesta quarta-feira (19), a Cenibra confirma que foi detectado anormalidade no seu processo produtivo e houve emissão de gases mercaptanas (GNC – Gases Não Condensáveis – Mercaptanas) por um tempo maior que o habitual. A emissão dos gases, que usualmente acontece apenas por alguns minutos, ocorreu por mais de 7h.

Segundo a companhia, após ter percebido a falha no sistema, informou o fato ao Ministério Público Estadual, à Polícia Militar Ambiental e ao Núcleo de Emergências Ambientais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

ENTENDA

O mau-cheiro sentido em toda a região do Vale do Aço no dia 11 fevereiro foi provocado pela Cenibra, conforme foi apontado em nota pela 9ª Promotoria de Justiça de Ipatinga. O MPE se pronunciou na terça-feira (18), uma semana depois da Cenibra ter divulga do um comunicado negando qualquer relação com forte odor sentido na região.

No comunicado divulgado no dia 12, a Cenibra negava qualquer responsabilidade no caso “CENIBRA esclarece para toda a comunidade que o forte odor percebido na região do Vale do Aço na noite dessa terça-feira, 11/2/2020, não apresenta relação com o processo de produção de celulose”.

No entanto, o MP baseado em informações da empresa, informou que foi detectada “a emissão de gases mercaptanas pela empresa Cenibra, por um tempo maior que o usual, no dia 11 de fevereiro de 2020, no período de 16h às 23h30. Segundo informou a empresa, a emissão, que usualmente acontece apenas por alguns minutos, por uma falha no sistema, ocorreu por mais de 7h”. LEIA A NOTA DO MP

LEIA O COMUNICADO DA CENIBRA DIVULGADO HOJE

Em relação à nota de esclarecimento publicada pela CENIBRA no último dia 12, relativa aos odores percebidos no Vale do Aço na noite anterior, a Empresa comunica que, naquele momento, não havia detectado nenhuma anormalidade em seu processo produtivo e, prontamente, colocou-se à disposição das autoridades competentes. A partir da constatação da condição atípica de percepção de odor pela população, iniciou-se uma rigorosa apuração, conduzida por técnicos especializados da Empresa, que detectou um acionamento do sistema de segurança de queima de gases não condensáveis (GNC – mercaptanas). Este sistema existe para evitar riscos a pessoas e equipamentos.

Tão logo identificada a ocorrência, a CENIBRA informou o fato ao Ministério Público Estadual, à Polícia Militar Ambiental e ao Núcleo de Emergências Ambientais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Os aspectos meteorológicos do dia, com predomínio de vento no sentido Governador Valadares–Ipatinga, podem ter potencializado a percepção de odores diversos pela população. Vale ressaltar que, no Vale do Aço, não existe sistema de monitoramento da qualidade do ar capaz de detectar tal condição.

A Empresa ressalta que, pelas características do referido gás produzido no processo, não há risco ou perigo de danos à saúde da população, mas apenas desconforto relacionado ao odor.

A CENIBRA iniciou a contratação de um estudo com consultoria especializada, a fim de avaliar e compreender a dinâmica de dispersão dos gases em diferentes condições atmosféricas em sua região de abrangência. O estudo será um balizador para evolução do sistema de monitoramento.

A CENIBRA reafirma que monitora continuamente seu processo produtivo e cumpre com transparência todas as normas e os padrões exigidos pela legislação e pelas licenças ambientais vigentes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com