Cidades

Cenibra comemora 29 anos do Programa de Fomento Florestal

Especialista da Cenibra analisa clones de espécies de eucalipto utilizadas nos programas de reflorestamento
(Crédito: Arquivo DP)

 

BELO ORIENTE – Completando 29 anos em 2014 e cerca de mil produtores parceiros, o Programa Fomento Florestal da Cenibra teve início em 1985, tendo como parceiro o IEF. Ao longo dos anos, a iniciativa tem proporcionado alternativa de renda, trabalho e diversificação da produção no meio rural. O Programa implanta florestas comerciais em áreas não aproveitáveis para a agricultura ou para a pecuária. Além de ser um agronegócio lucrativo e uma alternativa para o produtor, o Fomento Florestal, também oferece benefícios para a sociedade e para o meio ambiente, aumentando a renda e a qualidade de vida dos produtores rurais, preservando as matas nativas e garantindo liquidez financeira do empreendimento.

PRESERVAÇÃO

A preservação ambiental é um dos pilares do Programa, e desta forma, os produtores rurais estão cultivando florestas, reduzindo assim a pressão sobre as matas nativas, recursos hídricos e a fauna local. Com o Fomento Florestal, a produção de florestas renováveis de eucalipto tem como base uma sólida parceria, com transferência de tecnologias, financiamentos das atividades e fornecimento de insumos, mudas clonais e assistência técnica especializada. O Programa atua em 89 municípios mineiros que estão localizados à distância máxima de 150 km da sua unidade industrial e já plantou mais de 30.500 ha.


Brant destaca desenvolvimento com a preservação da identidade


“A parceria com produtores rurais proporciona transferência de tecnologia e técnicas de
manejo florestal, conservação ambiental e desenvolvimento”, observa Paulo Brant


O crescimento da população mundial, sua organização em sociedade, seu padrão de consumo e ocupação territorial têm exigido inovações por parte das empresas para suprir a demanda da sociedade a partir de uma produção sustentável, limpa, garantindo conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida. Especificamente a respeito da demanda por produtos de base florestal, o desafio das empresas vai além da implantação de procedimentos e novas tecnologias. Gestão de território, adequações diante das condições climáticas e relacionamento com os vizinhos são aspectos essenciais a serem considerados.

“É preciso conciliar os interesses das comunidades em participar de um processo de desenvolvimento integrado sem perder a identidade cultural. Neste sentido, o Programa Fomento Florestal da Cenibra, realizado juntamente com o Instituto Estadual de Florestas, é uma iniciativa que obtém sucesso. Por meio do Programa, que abrange 89 municípios do Estado, produtores rurais participam da cadeia produtiva da Empresa como fornecedores de madeira. A parceria estabelecida proporciona transferência de tecnologia e técnicas de manejo florestal, conservação ambiental e desenvolvimento rural”, declara o diretor-presidente da Cenibra, Paulo Eduardo Rocha Brant.

Resultados
A evolução do Programa pode ser constatada pelas melhorias técnicas no processo de plantio, manutenção e colheita, qualidade da madeira obtida, índice de produtividade e satisfação dos produtores. Os resultados obtidos ao longo de 29 anos de realização do Programa demonstram que a solução para as demandas da sociedade moderna por produtos de base florestal está em alternativas naturais; parcerias éticas para um cultivo responsável e compromissado.

“É importante ressaltar que as florestas plantadas para fins industriais contribuem para a preservação do meio ambiente, pois produzem a matéria-prima que supre a necessidade da população por papel, madeira, lenha, carvão para uso energético, medicamentos e outros produtos de largo consumo, sem comprometer os recursos naturais”, conclui Paulo Brant.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com