Cidades

Cecília solicita comissão de transição

Cecília Ferramenta protocolou na tarde de quinta-feira o pedido de comissão de transição

IPATINGA – A prefeita eleita Cecília Ferramenta (PT) protocolou na tarde de ontem (18) ofício junto ao governo Robson Gomes (PPS) em que pede a instauração de uma Comissão de Transição. A solicitação é facultada ao candidato vencedor.
A criação do grupo está prevista na lei estadual 19.434/2011, que garante ao candidato eleito acesso a documentos e contratos da atual gestão, para garantir uma transição de governo sem a interrupção de serviços no município.
No pedido, a petista informou que a composição da comissão será formalizada após a confirmação por parte do atual prefeito. Os serviços dos integrantes do grupo de trabalho não podem ser remunerados.
A função da comissão é preparar os atos de iniciativa do prefeito, a serem editados imediatamente após a posse, o que evita interrupções que podem trazer graves transtornos aos interesses sociais. Ao grupo é garantido acesso pleno às informações relativas às contas públicas, aos programas e aos projetos do governo.
A solicitação dos documentos compete apenas ao coordenador da comissão, a quem cabe centralizar todas as informações a serem requeridas aos órgãos e secretarias do município.
Os gestores dos contratos e secretarias do município ficam obrigados a fornecer as informações solicitadas pela comissão de transição, bem como a prestar-lhe, na forma do regulamento, o apoio técnico e administrativo necessário.

FABRICIANO
Em Coronel Fabriciano, a candidata vencedora Rosângela Mendes é do mesmo partido do atual prefeito Chico Simões (PT). A prefeita eleita integra os quadros do primeiro escalão da Prefeitura há 8 anos.

TIMÓTEO
Keisson Drumond (PT), eleito em Timóteo, também já solicitou ao prefeito Sérgio Mendes (PSB) a instauração da Comissão de Transição. O petista lembrou que a medida garante maior transparência à gestão e facilita a continuidade das políticas públicas.

PARAÍSO
O futuro prefeito de Santana do Paraíso, Zizinho Duarte (PT), também garantiu que solicitará à atual gestão do município a implementação do grupo de trabalho, apesar de ainda não ter formalizado o pedido ao prefeito Joaquim Correia de Melo – Kim (PT).
Nas eleições deste ano, o Partido dos Trabalhadores em Santana do Paraíso sofreu um racha – Kim apoiou Neli Gomes (PRB), que acabou em terceiro lugar na disputa.
“Ainda não avaliamos o número de integrantes da comissão. As pessoas que devem compor este grupo estão de férias e aguardo que elas retornem. Mas entendo que cinco pessoas devem ser suficientes”, resumiu.
Zizinho declarou que a composição da comissão deve ser mista, com indicados dele e do prefeito Kim. Dessa forma, a gestão dos trabalhos será mais democrática e não cria obstáculos para os dois grupos políticos. “Como Santana do Paraíso não tem lei municipal que regulamente a composição da comissão, seguimos o que as leis superiores determinam. Vamos optar por pessoas que conheçam a gestão da máquina pública, e possivelmente pessoas técnicas, como contador e advogado”, informou.


O prefeito eleito Zizinho Duarte ainda não formalizou o pedido, mas deverá requerê-la

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com