Cidades

Cecília sanciona Lei que garante área do Hemominas

IPATINGA – A unidade do Hemominas em Ipatinga já tem terreno assegurado para a sua implantação pela Prefeitura de Ipatinga. Nesta quinta-feira (20), a prefeita Cecília Ferramenta sancionou a Lei Municipal nº 3.317/2014, aprovada pela Câmara, que dispõe sobre a cessão de uma área de aproximadamente 3,7 mil metros quadrados, no bairro Ferroviários, à Fundação Centro Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas).

“O hemonúcleo é fundamental para a melhoria e ampliação do sistema de saúde pública não só em Ipatinga, mas em todo o Vale do Aço. A comunidade tem urgência desse serviço e o município está fazendo a sua parte, ao ceder um espaço adequado para sua instalação”, afirma a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta. Feita a doação, agora caberá ao governo do Estado o início das obras, com previsão de investimento de R$ 6 milhões e prazo de execução em dois anos.

A unidade do Hemominas no Ferroviários vai suprir a necessidade de hemoderivados em todo o Vale do Aço. Com isso, tratamentos de pacientes hemofílicos, atendimentos de casos de transfusão e fornecimentos de sangue para estabelecimentos de saúde passarão a ser realizados em Ipatinga. Hoje, praticamente toda a demanda gerada pela região é suprida pelo Hemocentro regional de Governador Valadares, a cerca de 100 quilômetros de Ipatinga.

Núcleo vai ampliar rede hospitalar, diz secretário
Ipatinga
– Para o secretário de Saúde de Ipatinga, Eduardo Penna, a implantação da unidade do Hemominas, além de necessária, vai possibilitar a ampliação da rede hospitalar do município e região. Penna lembra que o início efetivo dos serviços do hemonúcleo irá coincidir com a conclusão das obras do Hospital Municipal de Ipatinga, orçada em R$ 17 milhões e que contempla a implantação do Bloco Cirúrgico.

“A rede hospitalar é a principal demandante de hemocomponentes, e a oferta de serviços, principalmente procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, está atrelada à oferta de sangue. Com a implantação da unidade do Hemominas, conseguiremos ampliar o número de doadores, facilitar o processo de coleta e distribuição e, por conseguinte, garantir a ampliação em números e tipos de procedimentos realizados em Ipatinga sem a necessidade do deslocamento do paciente”, analisa.

Atualmente, o município conta com o serviço da agência transfusional do Hospital Municipal – responsável por captar e acompanhar voluntários para a coleta de sangue. No entanto, a necessidade de deslocamento de doadores dificulta a adesão de voluntários suficientes para cobrir a demanda mensal de 100 bolsas de sangue, utilizadas em pequenas cirurgias e transfusões.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com