Cidades

Cecília Ferramenta inicia mandato de prefeita com operação tapa-buracos

IPATINGA – Primeira mulher a administrar o município, Cecília Ferramenta (PT) foi empossada no início da noite desta terça-feira (1º), no Clube Ipaminas, no bairro Cidade Nobre. Em cerimônia lotada, a prefeita assumiu oficialmente seu cargo juntamente com o vice, Coronel Alfredo Ramalho (PRB), e vereadores, para o mandato 2013/2016.

A primeira ação do governo será uma operação tapa-buracos. Segundo informou a prefeita, ela se encontra às 6h30 desta quarta-feira com servidores na Suplan (Superintendência de Planejamento, no Cidade Nobre) para definir os detalhes da operação. Logo mais, às 15h, ela realiza uma entrevista à imprensa para anunciar formalmente sua equipe de governo bem como detalhar as estratégias de trabalho em cada uma das secretarias e ações emergenciais do município. Também falará sobre como pretende enfrentar os problemas com o Orçamento.

Em seu primeiro discurso como prefeita eleita, Cecília citou o ex-prefeito Chico Ferramenta, intensamente aplaudido. Ela agradeceu a confiança depositada em seu nome pelos milhares de eleitores ipatinguenses e também aos colaboradores de campanha. A exemplo do marido, Cecília mencionou Guimarães Rosa: “a vida quer da gente é coragem, e coragem não nos falta”. “Coragem, determinação e trabalho”, emendou.

Cecília afirmou ainda que é preciso aproveitar o momento que o País vive – o Governo Dilma Rousseff – para trazer recursos e programas federais ao município. “Vamos capacitar o município para ter acesso aos programas e financiamentos ofertados pelos governos estadual e federal”, disse.

A prefeita eleita também colocou entre os desafios de sua gestão a retomada dos investimentos e obras públicas, a modernização do Hospital Municipal, a manutenção e a expansão da estrutura viária e a implementação do Programa Minha Casa Minha Vida, além de buscar uma solução para a situação das creches e entidades de assistência social.

POSSE
Cecília chegou ao Clube Ipaminas acompanhada de Chico Ferramenta em um antigo Ford Modelo T vermelho, aberto, acenando para populares. A sessão de posse começou às 18h30, presidida pelo vereador mais votado, Ley do Trânsito (PSD), conforme determina o regimento interno do Legislativo ipatinguense. Após a realização de um culto ecumênico, foram iniciados os trabalhos. Tomaram posse os parlamentares Ademir Cláudio Dias (DEM), Adelson Fernandes (PSB), Adiel Oliveira (PPS), Toninho Felipe (DEM), Toninho Bethânia (PCdoB), Fabinho (PSL), Jadson Moreira (PPS), José Geraldo Amigão (PV), Juarez Pires (PT), Lene Teixeira (PT), Nilson Lucas (PMDB), Nilsin da Transnil (PRTB), Nilton Manoel (PSD), Roberto Carlos (PV) , Leo Escolar (PCdoB), Saulo Manoel (PT), Sebastião Guedes (PT), Ley do Trânsito (PSD) e Agnaldo Bicalho (PT).

GOVERNABILIDADE
Cecília Ferramenta acredita que a composição da nova Mesa Diretora lhe dará governabilidade. Ley do Trânsito, do PSD, – cujo presidente municipal é o ex-vereador Nardyello Rocha e tem Alexandre Silveira como um dos dirigentes estaduais – foi eleito com o apoio do PT (leia na página 4). “Acho que a Câmara terá responsabilidade, mesmo porque é isso que a cidade anseia, vejo compromisso por parte das pessoas eleitas”, avaliou, citando o presidente Ley do Trânsito e lembrando que há dois vereadores do PT na composição da Mesa. Cecília disse também que irá buscar mais vereadores para garantir a governabilidade.

 


Cecília Ferramenta chega ao salão juntamente com o marido, o ex-prefeito Chico Ferramenta

Secretariado tem nomes de gestões anteriores
Ipatinga
– A prefeita eleita Cecília Ferramenta (PT) informou que anunciará oficialmente seu secretariado nesta quarta-feira (2), em entrevista no seu gabinete, na Prefeitura Municipal. No entanto, conforme apurou a reportagem, diversos nomes que trabalharam nas gestões do ex-prefeito Chico Ferramenta (PT) integrarão o novo governo petista.

Entre eles, está o chefe da Comunicação Social, Lúcio Reis, servidor efetivo da Prefeitura e proprietário da agência de publicidade Ten. Outro nome é Vicente Costa, que deverá ocupar a pasta de Planejamento. Também já com participação em outras gestões petistas estão José Maria Ferreira (Obras) e Francisco Lima (Sesuma). Já Carlos Magno Xavier ocupará a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer e Eduardo Penna deve ser o secretário de Saúde.

Para a secretaria de Desenvolvimento Econômico, a prefeita convidou o empresário Élcio Muzzi. O presidente do PT de Ipatinga, Antônio Ventura, o Pirralho, irá para a Secretaria de Governo.
Pessoas ligadas ao Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) também vão integrar o governo do PT. Leida Tavares, que fez parte da equipe de transição juntamente com Carlos Magno, Vicente Costa e Lúcio Reis, deve responder pela Secretaria de Relações Institucionais. A sindicalista Márcia Leal é cotada para a Educação e Vasconcelos Lagares, o Vasco, pode ocupar a Assistência Social.

Por sua vez, o advogado Emílio Celso Fernandes é uma das possibilidades para a Procuradoria Jurídica.
Já o vice-prefeito Alfredo Ramalho, que comandou o 14º Batalhão na cidade em 2009, deverá ser ocupar a secretaria de Segurança Pública, a ser criada após reforma administrativa promovida pela prefeita Cecília Ferramenta.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com