Cidades

Cebus alerta para risco de marimbondos durante seca

IPATINGA – Esta época do ano é caracterizada pelo clima seco do outono e inverno. E basta a umidade do ar abaixar que eles começam aparecer. Os marimbondos, insetos da Ordem dos Hymenoptera que podem ser sociais ou solitários, passam a ocupar também as casas e as ruas das cidades. O Centro de Biodivesidade da Usipa (Cebus) alerta que o inseto de picada dolorosa se alimenta de outros pequenos insetos, araquinídeos, néctar e até frutos.

Como nesta época do ano, a disponibilidade desses alimentos diminui, os marimbondos saem de seus abrigos à procura de comida nos ambientes urbanos. É aí que os humanos pasam a corer risco.

A picada do marimbondo pode doer muito, mas não causa mal, exceto se pessoa for alérgica. Nestes casos, é necessário ir ao hospital e procurar um auxílio médico. Se a pessoa não tiver nenhum tipo de alergia ao inseto, é só higienizar o local e aguardar. A região picada pode ficar inchada e vermelha, mas a dor dura, aproximadamente, uma hora.

EQUILÍBRIO

Apesar da picada dolorida, o marimbondo tem um papel importante no meio ambiente. “A função dele dentro da mata pode ser comparada a de uma onça: são predadores. O marimbondo faz o controle de outros insetos e de araquinídeos. Os marimbondos utilizam as larvas desses insetos e araquinídeos para alimentarem suas crias, porém, na fase adulta se alimentam de néctar tornando-se importantes polinizadores”, afirma a bióloga do Cebus, Cláudia Diniz.

Além da falta de alimentos nesta época do ano, as queimadas também são responsáveis pela migração dos marimbondos às áreas urbanas. Com as casas queimadas, eles saem em busca de novas áreas para fazerem abrigo.

No caso de encontrar uma caixa de marimbondos em casa, o cidadão precisa ter cautela. Nada de usar métodos duvidosos mostrados na internet, como exemplo, atear fogo. Pode ser perigoso! Em casos de emergência, é importante acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com