Nacionais

CBH Piracicaba manifesta apoio ao Plano Municipal de Saneamento

IPATINGA – Acompanhado do Secretário Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gilmar Luciano Alves, o prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, recebeu nesta terça-feira (24), a visita dos ambientalistas Flamínio Guerra Guimarães e José Ângelo Paganini, presidente e vice do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba). Segundo a Prefeitura, eles foram oferecer seus préstimos à nova administração da cidade quanto à captação de recursos para operacionalizar ações do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).
Em Ipatinga, o PMSB contempla quatro eixos do setor de saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana. Com custo de R$ 1,4 milhão e elaborado integralmente com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água na Bacia do Rio Piracicaba, o documento norteia as políticas públicas no setor de saneamento para os próximos 20 anos, descritas em 1,3 mil páginas. A Agência de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, AGB Doce – Instituto BioAtlântica (IBIO), que trabalha sob a coordenação do CBH-Piracicaba, foi credenciada para a execução.

A BACIA DO PIRACICABA

Uma exigência básica da Funasa – Fundação Nacional de Saúde – para que os municípios estejam aptos a receber investimentos das esferas superiores de governo nesta área, o Plano de Saneamento objetiva a melhoria da salubridade ambiental, proteção dos recursos hídricos e promoção da saúde pública. Conforme os dirigentes do Comitê, na Bacia do Piracicaba apenas o município de São Gonçalo do Rio Abaixo ainda tem pendências para conclusão do documento. Foram despendidos cerca de R$ 4 milhões para elaboração dos planos em toda a Bacia.
A Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba tem 5.465,38 Km² de área, representando cerca de 1% do território do Estado de Minas Gerais. O rio Piracicaba possui 241 Km de extensão. Nasce em Ouro Preto e segue até a divisa de Ipatinga e Timóteo, onde se encontra com o rio Doce. Seus afluentes são os rios Turvo, Conceição, Una, Machado, Santa Bárbara, Peixe e Prata. Além dos rios mais significativos, ao longo do seu curso, o Piracicaba recebe a descarga de quase uma centena de córregos e ribeirões, os quais compõem sua rede de drenagem.
Aproximadamente, 800 mil pessoas vivem na Bacia do Piracicaba, que compreende 21 municípios: Alvinópolis, Antônio Dias, Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Itabira, Jaguaraçu, João Monlevade, Mariana, Marliéria, Nova Era, Ouro Preto, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo e Timóteo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com