Cidades

Casos de dengue e zika caem 77% em Ipatinga

IPATINGA – As ações de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti desenvolvidas pela Prefeitura de Ipatinga, com apoio da comunidade, já começaram a surtir efeito . A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apurou queda de 77% no total de notificações de dengue e zika vírus. O comparativo é entre a última semana epidemiológica (encerrada em 19 de março) com 287 notificações de dengue e zika e a 8ª semana, ápice do surto das doenças com 1.278 casos suspeitos registrados entre os dias 21 e 27 de fevereiro. Os dados do Boletim Epidemiológico da SMS de Ipatinga contabilizam pacientes atendidos tanto na rede pública de saúde quanto na privada com quadros suspeitos das doenças (confira o quadro ao final da matéria).

ESFORÇO CONTÍNUO
Apesar dos números indicarem a queda na transmissão das doenças, a Prefeitura de Ipatinga continua com o trabalho de combate ao vetor da dengue, zika e chikungunya. A atual administração segue calendário de limpeza urbana, aplicação de fumacê (ultimo ciclo), efetivo ampliado de agentes de controle de endemias e comunitários de saúde em campo, agendamento de vistorias domiciliares em horário estendido e ações educativas junto a comunidade. Iniciativas voluntárias na “guerra” contra o mosquito também são apoiadas.

RESULTADO
O secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna destaca que a redução de casos é resultado do conjunto de ações intensificadas no final de 2015 em Ipatinga. “Houve um aumento de notificações nos primeiros dois meses do ano, por se tratar de um vírus novo em circulação e toda a população ser susceptível a contrair a doença. Mas para manter a tendência de queda é fundamental o apoio da população, que deve continuar fazendo a sua parte e eliminar criadouros do mosquito dentro dos domicílios”, detalha o secretário municipal de Saúde Eduardo Penna.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com