Cultura

Casa Laboratório oferece Oficina de Férias

Em sua quarta edição, o Espaço Cultural Casa Laboratório abre inscrições para o “Curso Livre de Férias” – módulo teatro. As aulas acontecerão do dia 28 de julho a 31 de julho, sempre de 19:30h às 22h; serão ministradas pelo ator Beto de Faria na sede da instituição (Av Brasil, 640, 2° andar, Iguaçu, Ipatinga) e as vagas são limitadas. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail casalaboratorioipatinga@gmail.com ou pelo telefone 85986268. Essa ação faz parte do projeto pedagógico da Escola Livre de Artes Cênicas Casa Laboratório e é destinada a todos os públicos.

O objetivo do “Oficinão” não é a formação de atores. É um curso de apresentação de linguagem. Alem de despertar o interesse do aluno pela área cênica, o foco do trabalho é estimular seus potenciais criativos, melhorar sua comunicação, desenvolver suas habilidades de trabalho coletivo e apresentar exercício para o bom desempenho de sua oratória ao falar em público. Caso algum participante se interesse pelo oficio ou pela arte de atuar, o “Casa” oferece um curso livre, com duração de dois anos.

Além da escola livre, o projeto ainda hospeda o “Grupo Experimental Casa”, destinado a atores em formação que tenham cursado no mínimo um ano de escola. No grupo, os estudantes passam do estágio de aluno para uma prática profissional. Nesse curso, serão cinco encontros onde o aluno poderá vivenciar inúmeras possibilidades e experiências teatrais. Através de jogos de improvisação, criação cênica, expressão corporal, interpretação, expressão vocal dentre outros, os alunos poderão conhecer os bastidores da criação artística, conhecendo e reconhecendo suas potencialidades na cena.

As inscrições para as novas turmas irão abrir em agosto e agora com uma novidade: a comunidade da cidade de Timóteo também poderá desfrutar das programações da instituição que há sete anos engrandece a vida cultural de Ipatinga. A partir do próximo mês a instituição inaugura seu espaço na cidade, é o “Casa Laboratório – Unidade Timóteo” com cursos livres de teatro e dança e apresentações abertas ao publico.

Esta ação faz parte do projeto “Casa Laboratório – Edição 2013”, patrocinado pela Usiminas através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Através de um programa de formação externa e contínua nas áreas de teatro, dança e musica, o Casa Laboratório se legitima como um verdadeiro ambiente de pesquisa e criação artística. Sem limitações de linguagem, o espaço se evidencia no cenário nacional como um ambiente cooperativo de promoção e formação artística.

O Casa é composto por uma sala de ensaio, biblioteca, sala de audiovisual, administração e sala alternativa de espetáculo (Teatro Casa Laboratório). Através de sua programação fixa de atividades durante o ano, o Casa Laboratório executa vários projetos no espaço, entre os quais destacamos: “Ambiente Público: Casa Laboratório de Portas Abertas”, que propõem um programa de formação, informação e entretenimento para a comunidade; “Laboratório de Criação”, que é a manutenção de um núcleo de investigação em práticas teatrais e dança; “Movimento Contra a Cena”, que através de apresentações de espetáculos que tem como perfil a pesquisa de linguagem, o espaço promove a troca de informações entre grupos de teatro e dança; “O Jogo de Papéis”, que consiste num “Festival de Cenas Curtas exclusivo para artistas do Interior de Minas Gerais”; e o “1° Sinal – iniciação em artes cênicas”, com cursos livres de iniciação em dança, técnica vocal e teatro com encontros diários que resulta na montagem de um espetáculo.


Além da escola livre, o projeto ainda hospeda o “Grupo Experimental Casa”, destinado a atores em
formação que tenham cursado no mínimo um ano de escola

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com