Cidades

Cartórios preparam urnas

Os serviços de inserção de dados dos candidatos e eleitores nas urnas eletrônicas começaram na tarde de ontem (Fotos: Nadieli Satlher)

IPATINGA – As urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições municipais de Ipatinga, Ipaba e Santana do Paraíso começaram a ser carregadas e lacradas na tarde de ontem (25) por funcionários da Justiça Eleitoral e técnicos de informática terceirizados.
O serviço de conferência está sendo feito nas dependências da antiga Estação Qualifica, a pedido o juiz eleitoral Nilson Ribeiro, já que o galpão da rua Edgar Boy Rossi, cedido pelo Prefeitura de Ipatinga, possui problemas de infiltração e na rede elétrica.
De acordo com Deusmiro Brasil, chefe do cartório eleitoral da Zona 348, o trabalho de preparação vai demandar pelo menos mais dois dias de trabalho. Além dos dados dos eleitores, os aparelhos recebem uma mídia com as informações dos candidatos.
“Os técnicos contratados através de processo licitatório são da região. Eles têm conhecimento em informática, dedicação e boa vontade. Estão programando as urnas uma a uma, para cada sessão de votação” contou.
Inicialmente, são carregadas as informações dos eleitores. “Comparando, é como se tivesse um ônibus com os eleitores dentro e eles fossem descarregados em suas casas. Então essa mídia vai passando de urna em urna, deixando as informações em cada um dos eleitores daquela sessão”, exemplificou Deusmiro.
O cartório eleitoral da Zona 130 utilizará 49 urnas em Santana do Paraíso e outras 128 em Ipatinga. Já no cartório da Zona 131, são 180 urnas. No cartório da Zona 348 haverá 152 urnas para Ipatinga e 40 para Ipaba.
Além dos servidores da Justiça Eleitoral e dos técnicos contratados, fiscais nomeados pelos partidos, Ministério Púbico Eleitoral e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanham o trabalho de lacre das urnas eletrônicas. “Convocamos os partidos e todas as partes interessadas para participar desse momento, de forma a garantir a imparcialidade, lisura e transparência do pleito”, detalhou Deusmiro.

APURAÇÃO
Após os dados dos eleitores, os aparelhos recebem outro dispositivo eletrônico, com as informações dos candidatos a vereador e prefeito. Esse não é retirado da urna, pois é o mecanismo onde vão ficar armazenados os votos.
“A outra mídia permanece dentro da urna até o momento da votação, pois o mesmo local em que são armazenados os dados dos candidatos também servirá como backup do resultado da votação”, detalhou.
Os antigos disquetes que eram usados para fazer o procedimento de apuração foram substituídos por dispositivo com entrada USB, semelhantes a um pen drive. “O cartão verde com entrada USB que substitui o disquete, estamos chamando de mídia de resultado. Vai ser usado para gravar os resultados de cada sessão de votação”, pontuou.
Os fiscais da Justiça Eleitoral é que vão passar nas sessões para recolher as informações de cada urna eletrônica. Os dispositivos eletrônicos, juntamente com os demais dados, serão encaminhados para o cartório eleitoral onde serão totalizados os votos.

DEPÓSITO

As urnas permanecerão depositadas na Estação Qualifica até as vésperas das eleições, de onde serão retiradas até a sede do 14° Batalhão de Polícia Militar, no bairro Vila Celeste. Na madrugada do dia 7 de outubro, serão levadas, escoltadas por viaturas, até as escolas municipais onde os eleitores votarão.
“Mas ainda teremos de verificar as cargas das baterias e a configuração de hora e data para garantir que não haja atrasos na votação no dia da eleição. Ainda existem alguns procedimentos e cuidados a serem tomados”, exemplificou.

PEDIDO
A solicitação de transferência para o prédio da Estação Qualifica, feita Justiça Eleitoral, demorou a ser atendida em função do lacre judicial do imóvel, que está sendo disputado em um processo judicial.
Deusmiro revelou ainda que a falta de energia elétrica no imóvel era outro problema a ser resolvido. Somente após a liberação pela Cemig da luz no local é que foi possível fazer a transferência dos aparelhos, no último sábado (22).
“Houve uma dificuldade de acerto com a concessionária para religar a energia. Assim que o município liberou o uso, fizemos a migração. O antigo depósito necessitava de reparos e, em função da proximidade do período chuvoso, ficamos numa situação de apreensão e medo de haver prejuízos nas eleições” avaliou.

DADOS
Uma vez carregadas, as informações dos candidatos não podem sofrer alteração. As mudanças que forem solicitadas pela Justiça Eleitoral só ocorreram no sistema de totalização e de apuração. “Candidato que esteja concorrendo com registro indeferido através de recurso, se ele vier a perder até a última instância, o sistema poderá, na totalização, anular automaticamente e os votos não serão contabilizados”, explicou Deusmiro Brasil, chefe do Cartório Eleitoral da Zona 348.
O lacre e a inserção de dados nas urnas eletrônicas a serem usadas nas eleições de Timóteo foram concluídos no final da tarde de ontem (25). Em Coronel Fabriciano, a previsão é de que o serviço seja feito a partir de quinta-feira (27).


“O trabalho de preparação vai demandar pelo menos mais dois dias de trabalho”
Deusmiro Brasil, chefe do cartório eleitoral da Zona 348

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com