Cidades

Cartório quer novo depósito para urnas

O galpão que a Justiça Eleitoral utilizou nos anos anteriores não tem condições de uso para as eleições de outubro se não passar por uma reforma    (Crédito: Nadieli Sathler)

 

IPATINGA – Às vésperas de receber as urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de outubro, a Justiça Eleitoral não sabe onde vai colocá-las. Isso porque o galpão situado na rua Edgar Boy Rossi, ao lado da Central de Monitoramento do Olho Vivo, não está em condições de receber os equipamentos.
De acordo com Deusmiro Brasil, chefe do cartório eleitoral da zona 348°, com a proximidade do período chuvoso, o local cedido pela Prefeitura de Ipatinga não oferece condições para armazenar as urnas adequadamente.
No interior do galpão, há rachaduras nas paredes, goteiras em vários pontos do teto, infiltração nas paredes, e ainda a infestação de ratos e baratas. Na entrada do depósito, uma viga que sustenta o telhado colonial ameaça cair.
“Esses problemas pontuais podem comprometer a integridade das urnas eletrônicas. Pedimos que o município faça os reparos necessários até quinta-feira ou então nos indique um novo local para guardarmos as urnas. A preferência é que seja um local próximo do Centro e dos Cartórios”, explicou.
O galpão, que fica ao lado do prédio da Administração Municipal, foi usado pela Justiça Eleitoral nas últimas quatro eleições. Mas, em função do comprometimento da estrutura, os três chefes dos cartórios e os juízes eleitorais fizeram uma inspeção no local e solicitaram as melhorias.
“Pedimos ao poder público que encaminhe profissionais para avaliarem o que precisa ser feito no local. Isso antes que as urnas saiam de Belo Horizonte e sejam trazidas para o município”.

URNAS
O depósito vai armazenar as urnas das três zonas eleitorais do município. Para a zona 131°, foram destinadas 195 unidades, na zona 130° serão utilizadas 249 urnas e na 348° outras 211. Ao todo a região vai contar com 655 urnas eletrônicas.
“Dentro desse total já contamos com as urnas reservas para o caso de falhas durante a votação de outubro. Vamos receber os aparelhos e catalogar o número do patrimônio, pois após o pleito temos que devolver para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), na capital”, comentou.
O planejamento da Justiça Eleitoral é dividir o estado mineiro em regionais eleitorais; assim os locais de armazenamento das urnas eletrônicos podem ser descentralizados, facilitando a distribuição.
“Essa é uma estratégia que a Justiça Eleitoral está organizando em algumas regiões. Presenciei a organização da região eleitoral de Governador Valadares, com isso os cartórios dos municípios vizinhos ficam referenciados para a região do Vale do Rio Doce”, contou.

ESTAÇÃO QUALIFICA
Em nota, a Prefeitura de Ipatinga informou que foi procurada pela Justiça Eleitoral para disponibilizar o local para armazenar as urnas eleitorais e está analisando a solicitação. O local provável será na Estação Qualifica, imóvel localizado ao lado do Camelódromo e que está ocioso desde o Governo Quintão.

SEGURANÇA
Após a definição do local em que as urnas eletrônicas serão armazenadas, a Polícia Militar ficará incumbida de fazer a guarda no local, com policiamento por 24 horas. Um convênio entre a autoridade policial e a Justiça Eleitoral garante a manutenção da segurança no local até a realização do pleito.


Deusmiro Brasil disse que as 655 urnas
eletrônicas chegarão na sexta-feira, dia 24

 

TSE inicia campanha para eleitor votar em candidatos ficha limpa
Brasília
– A Justiça Eleitoral começou a divulgar ontem (21) a campanha Voto Limpo, por meio de peças publicitárias no rádio e na televisão. As mensagens pretendem estimular os eleitores a participar do processo eleitoral e a escolher candidatos ficha limpa, ou seja, sem problemas na Justiça.
De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha é composta por cinco filmes e cinco peças de divulgação para rádio. Cada peça publicitária tem 30 segundos e trata de temas relacionados à Lei Complementar 135/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa, que vale para as eleições municipais de outubro deste ano.
Os filmes e a propaganda de rádio alertam os eleitores para a importância de pesquisar o passado dos políticos e conhecer as propostas de cada um. As mensagens da campanha incentivam a participação no pleito de eleitores de todas as idades, inclusive os que têm 16 e 17 anos e os maiores de 70 anos, para os quais o voto é facultativo.
Nas eleições anteriores, as campanhas da Justiça Eleitoral tinham início com 60 dias de antecedência. Neste ano, a campanha, de acordo com o TSE, ficará no ar nos 45 dias que antecedem o primeiro turno da eleição.
A campanha vai ao ar até o dia 4 de outubro e, nas localidades onde houver segundo turno, será retomada logo após o anúncio do resultado do primeiro turno, devendo ser encerrada no dia 26.
A decisão de exibir a campanha no mesmo período da propaganda eleitoral gratuita foi da presidenta do TSE, ministra Cármen Lúcia. A medida levou em conta uma pesquisa realizada a pedido do TSE, que constatou que os eleitores tinham dificuldade em se lembrar das campanhas anteriores, iniciadas 60 dias antes do pleito.
A escolha do tema Voto Limpo, de acordo com o TSE, também foi feita com base no resultado da pesquisa. O estudo apontou que a Lei da Ficha Limpa ainda é pouco conhecida pelos eleitores, apesar de ser uma lei gerada por iniciativa popular.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com