Cidades

Candidatos de Ipatinga fazem debate propositivo

Cecília ressaltou bom trânsito para buscar investimentos junto ao Governo Federal; Para Daniel, piso da educação deve ser implementado e LRF é uma farsa; Jésus Nascimento respondeu pergunta sobre o trânsito e Rosângela Reis afirmou que é importante a construção de uma UPA   (Fotos: Nadieli Sathler)

 

FABRICIANO – Os quatro candidatos a prefeito na disputa eleitoral de Ipatinga participaram na noite de terça-feira (18) da primeira rodada de debates promovidos pela Rádio Educadora, em Coronel Fabriciano.
Cecília Ferramenta (PT), Jésus Nascimento (PMDB), Rosângela Reis (PV) e Daniel Cristiano (PCB) aproveitaram as perguntas para abordar os principais itens de seus planos de governo. Apesar de o debate ter seguido uma linha propositiva, muitas respostas deixaram a desejar e pecaram pela superficialidade nas declarações.
A sabatina aconteceu no Salão Paroquial, anexo à emissora, no Centro da cidade. O mediador de debate foi o apresentador Roberto Nogueira. A Rádio Globo também transmitiu o evento em sua grade de programação. Ao todo, foram quatro blocos de perguntas e respostas direcionados aos candidatos ipatinguenses.

ABERTURA
A primeira sorteada para abrir a rodada de perguntas foi a candidata petista. Na sequência, ficaram Rosângela Reis, Daniel Cristiano e por último Jésus Nascimento. O primeiro questionamento direcionado a Cecília foi de onde ela pretende conseguir(Sentido horário) Cecília ressaltou bom trânsito para buscar investimentos junto ao Governo Federal;Para Daniel, piso da educação deve ser implementado e LRF é uma farsa;Jésus Nascimento respondeu pergunta sobre o trânsito e Rosângela Reis afirmou que é importante a construção de uma UPA apoio para execução de seus projetos. “Hoje nós temos o desafio de retomar os investimentos, pois infelizmente Ipatinga perdeu muitos recursos que poderiam estar na nossa cidade, amenizando o sofrimento da nossa população. Nós temos a experiência em buscar recursos, porque até mesmo quando o nosso país não era governado pelo PT, na gestão do ex-prefeito Chico Ferramenta, sempre buscamos apoio no governo federal. Para provar que temos trânsito junto à União, recebemos a visita do Ministro da Saúde, que veio dizer para nós quantos recursos Ipatinga tem perdido nesse últimos anos”, respondeu.
Já Rosângela Reis foi questionada sobre a viabilidade da regionalização do Hospital Municipal e qual o principal problema da saúde no município. A deputada declarou que Ipatinga não tem um Hospital, e sim um Pronto-Socorro. “A saúde é um problema no país inteiro. Mas nós temos condições de dar solução ao problema. Precisamos de um hospital realmente regional. O projeto de hospital que nós propomos buscar tem que ter condições de atender a toda a região do Vale do Aço. Não apenas isso, todas as unidades de saúde têm que ter médicos para atender. As pessoas têm que receber o remédio em sua casa e garantir que os recursos do PSF sejam empregados na prevenção. E ainda a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, para não impactar o hospital”, apontou.

EDUCAÇÃO
Na pergunta feita ao candidato Daniel Cristiano, questionou-se quais as propostas o PCB possui para implementar o Piso Nacional da Educação e como ele pretende conciliá-lo com os limites orçamentários.
“Primeiro temos que falar que essa Lei de Responsabilidade Fiscal, na opinião do PCB, é uma farsa. Nós tivemos há pouco participando de uma audiência pública na Câmara de Ipatinga em que se apresentou a pauta de reivindicações da categoria. Nós não iremos garantir só o piso salarial para a educação básica. Mas também um número reduzido de alunos por sala, para que realmente o professor tenha condições de atender com qualidade e fazer a evolução pedagógica, para que o aluno aprenda a ler, escrever e interpretar”, declarou.
A Jésus Nascimento foi direcionado um questionamento sobre quais estratégias o seu plano de governo possui para revolver os problemas de congestionamento no trânsito da cidade. “Os primeiros administradores públicos que Ipatinga pensaram a infraestrutura viária da cidade numa projeção de 30 anos.Com base nisso, fizeram as principais avenidas e alças rodoviárias. Os últimos governos não tiveram essa preocupação, por isso temos propostas que vão resolver a situação da fluidez no trânsito a curto e médio prazo. Vamos criar a Linha Azul, que vai ligar a saída da avenida Cláudio Moura, trecho urbano da BR-458, para ligar os bairros Veneza, Caravelas e chegando até o Bethânia. E a Linha Amarela, que vai sair do bairro Vila Celeste e passar pelo bairro Bom Jardim ligando até a ponte da Amizade, na entrada da empresa Usiminas Mecânica”, definiu o candidato do PMDB.

Debate teve momento de provocação e farpas
Ipatinga – A candidata do PV, a deputada estadual Rosângela Reis, protagonizou o principal momento de troca de farpas durante o debate. Confira:

Pergunta de Rosângela Reis para Cecília Ferramenta:
“A senhora diz que coloca Ipatinga de volta nos trilhos e diz que pretende consertar Ipatinga de novo. Pergunto: o povo aceitará novamente um dos IPTU mais caros do Brasil e o retorno da Escola Desafio, que foi uma mancha na educação do nosso município, em que os alunos entravam e saíam da escola sem saber ler e escrever e sem conteúdo de aprendizado?
Resposta
“Olha, a candidata fala sobre o IPTU mais caro do país. Mas, em compensação, Ipatinga foi a cidade que teve a melhor referência também do nosso país em saúde, educação, saúde bucal. Agora não vou discutir aqui se era o mais caro. Ela está dizendo, não sou eu. O importante é você saber recolher os impostos e saber usar também da forma correta, como o povo merece e precisa. Com relação a colocar Ipatinga nos trilhos, nós vamos sim colocar a cidade nos trilhos do desenvolvimento, fazendo com que nossa cidade se torne de novo referência, inclusive na educação, porque nós temos de aproveitar toda a experiência. Com certeza, na Escola Desafio, nós tivemos experiências muito positivas e que vão ser agregadas ao nosso projeto de Escola de Tempo Integral, que vai ser uma realidade na nossa cidade, para que a gente tire as crianças das ruas.
Rosângela rebate:
“Eleitor, eu sou professora. Quando se diz colocar de volta nos trilhos é afirmar que a senhora vai voltar com os projetos petistas. A maioria dos alunos vindos da Escola Desafio não conseguiu se inserir no mercado de trabalho. Isso é fato. O nosso povo não suporta mais uma excessiva carga de impostos, tendo em vista as grandes dificuldades financeiras vividas no cenário atual. O nosso povo sempre sofreu muito para pagar um dos IPTU mais caros do Brasil, isso também é fato”, criticou.
Cecília responde:
“O fato é, candidata, que a população de Ipatinga está pedindo a volta do Partido dos Trabalhadores. Hoje, foi colocada uma pesquisa no jornal Estado de Minas em que a gente tem ampla vantagem. Isso não me causa euforia e não me faz achar que estou por cima.Vou continuar a fazer meu trabalho, nossa caminhada, e levando para cada um eleitor da cidade de Ipatinga o nosso programa e nossos projetos, porque nós também fazemos auto-crítica. Portanto, naquilo que não acertamos certamente não vamos errar mais. A gente vai sim, naquilo que acertamos, implementar mudanças e fazer ainda melhor”, lembrou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com