Cultura

Câncer mata o compositor, cantor e instrumentista mineiro Marku Ribas

O compositor, cantor, instrumentista e ator Marku Ribas morreu aos 65 anos na noite deste sábado em decorrência de um câncer no pulmão. Ele estava internado no hospital Lifecenter, em Belo Horizonte, desde a última quarta-feira. A morte do músico foi confirmada por sua filha, Lira Ribas.
Segundo ela, a causa da morte foi insuficiência respiratória. Ribas foi diagnosticado com câncer no pulmão no ano passado. "Os médicos disseram que os exames estavam bons, mas o pulmão dele não aguentou", disse Lira.
A mulher do músico, Maria de Fátima Ribas, informou que os médicos tinham diagnosticado uma metástase – espalhamento do câncer para outros órgãos –, que havia comprometido também a pleura do músico.
"Ele acabou de falecer. Teve uma morte linda, com as filhas cantando ao lado dele", disse a viúva do músico.
A família informou que o compositor será cremado, ainda sem data definida. O músico, que completaria 66 anos no dia 19 de maio, deixa a mulher e duas filhas, Lira e Júlia Ribas. Marku também foi incentivador da carreira de seu sobrinho, o percussionista Amoy Ribas.
"Ele vinha mal desde o meio do ano passado. Fez quimioterapia, teve uma melhora boa e a família ficou esperançosa. O Marku foi um cara com muita criatividade, muito à frente do seu tempo. Foi o primeiro cara a tocar reggae no Brasil, o primeiro a ter rastafári, o primeiro a ir à Á frica para pesquisar ritmos e o primeiro a fazer efeitos pecurssivos com a boca, influenciou muita gente como João Bosco e Ed Motta. A criatividade excessiva atrapalhou a carreira comercial", disse Amoy Ribas.
“O Marku é um daquele caras que não tiveram o sucesso que merecia, mas no meio musical era muito reconhecido. Trabalhamos muito juntos, ele será um dos grandes suingueiros do Brasil, como Wilson Simonal e Emílio Santiago, que nos deixou recentemente. Ele deixa uma filha que canta muito bem, a Júlia", disse Roberto Menescal, que produziu discos de Marku Ribas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com