Cultura

Canal Curta! estreia Watu – Um Rio Chamado Doce

BH – Não é de hoje que a degradação do Rio Doce domina a cena. Há exatos 20 anos, os governadores de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, e de Espírito Santo, Vitor Buaiz, anunciavam um plano interestadual, com financiamento francês de dois bilhões de dólares, em sua primeira fase, para a recuperação do já então muito degradado Rio Doce.
As imagens, com áudio, estão no documentário “Watu – Um Rio Chamado Doce”, do jornalista Edilson Martins, filme ainda inédito em televisão brasileira, que o canal Curta! (Net 56) tirou do baú para exibir este domingo, 22 de novembro, às 16h30m.

O conteúdo, praticamente inédito, do jornalista Edilson, especialista nas causas ambientais, mostra todo o histórico de degradação do Rio Doce, desde o extermínio das nações indígenas ribeirinhas, Krenac, Botocudos e Maxacali, que chamavam o rio de Watu, à poluição no ciclo do ouro e às minerações posteriores.

Para o diretor do filme e jornalista, a destruição do rio pode ser algo irreparável: “Que a presidente Dilma, que levou sete dias para visitar a tragédia de Mariana, anuncie que “o Rio Doce ficará melhor do que estava antes”, não chega a ser novidade. O que assusta é ver personalidades como Sebastião Salgado, nascido em Aymorés, que fica ao longo do rio, embarcar nessa canoa de otimismo, e verberar que o Doce pode renascer. O Doce, como tantos outros da região Sudeste, já estava na UTI há décadas, até porque em seu vale se concentra o maior número de indústrias de minério do país, e uma população de quatro milhões de pessoas o transformando em latrina. Agora, anunciar que o Doce será reabilitado é abusar do bom senso, é apostar no sucesso da retórica”.

SOBRE O CURTA!

Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 83 na GVT, 75 na Oi TV, 103 na Vivo TV e 69 na Claro TV. Siga as redes do canal nos endereços: www.facebook.com/CanalCurta, twitter.com/CanalCurta e www.youtube.com/user/canalcurta.
Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com