Cultura

Campanha usa cinema contra o crack

 O radialista Alair Dimas convoca a comunidade para que se envolva com o evento

TIMÓTEO – A Central de Conscientização Revolucionária (CCR) Maria José do Nascimento realiza em sua sede, nos próximos dias 17 e 18 de agosto, mais uma edição do Cine Arte Popular, o “Pré-dada na pedra”, uma introdução ao festival “Pedrada na pedra”, evento que será realizado na próxima semana com o propósito de estimular reflexões sobre as formas de enfrentamento do crack na região.

“Nessa primeira etapa do Festival, que podemos chamar de prelúdio para a Pedrada, teremos sessões comentadas de cinema, com a exibição de filmes que tratam de questões ligadas às drogas, comportamento humano, além de temas relacionados à manipulação de massa,”, explica Hugo Lage, integrante do Coletivo 1039, grupo de ação da CCR, na promoção do evento que também conta com o apoio da Rádio 103,9, a “Esplanita”.
Segundo observa Hugo, a iniciativa é inédita em Timóteo. “Pela primeira vez no município vai ser realizada uma ação anti-crack e demais drogas perniciosas sem articulações partidárias ou religiosas, diretamente de dentro de uma favela”.

A segunda etapa do evento, “o Festival propriamente dito”, como destaca Hugo, acontece nos dias 24 e 25 de agosto, sempre a partir das 13:00h, também na sede da Central. Shows musicais, batalhas de rap, oficinas de artes, palestras e debates integram a programação.
“Vamos questionar o por que de as drogas ilegais não serem combatidas em sua origem, o por que de determinadas substâncias tão perigosas serem liberadas ou terem o seu uso estimulado com pouca ou nenhuma fiscalização. Vamos despertar os cidadãos para pensar no consumo de produtos derivados da Coca, fomentar discussões sobre a política de drogas nas esferas municipal, estadual e federal”, anuncia Hugo, acrescentando que as atrações artísticas são um destaque, pela pluralidade de estilos de música que reúne. “O programa é para os mais variados gostos”, completa.

O radialista Alair Dimas convoca a comunidade para que se envolva com o evento. “Essa ação vem sendo organizada graças à boa vontade de pessoas voluntárias, inclusive dos artistas, e todo o apoio é bem-vindo. Dependemos de patrocínios para que possamos alugar equipamento de som de qualidade e possamos investir na estrutura do ambiente”, sublinha.

O comunicador destaca que, por o evento ter como um dos objetivos envolver as famílias no movimento de conscientização sobre os problemas mais latentes de saúde pública, com ênfase no Crack e demais derivados da Coca, está sendo solicitado ao público que não consuma drogas (lícitas ou ilícitas) no local do evento, incluindo bebidas alcoólicas, sendo também vetado o tabagismo, mesmo se tratando de um local aberto.

Programação “Pré-dada”

Dia 17 de agosto
14h: Debate sobre a indústria televisiva e os processos de alienação.
15h: Filme “Network”: Um locutor de noticiário de uma rede de televisão estadunidense é demitido em razão da baixa audiência do programa. Ele então anuncia que irá cometer suicídio no ar. Por esta razão, os índices de audiência do programa voltam a crescer, ele passa a ser conhecido como o Profeta Louco, e é readmitdo. Mas seu comportamento insano faz com que os responsáveis pela sua ascensão decidam detê-lo.
http://www.youtube.com/watch?v=Bx-alDgGdNw
17h: Documentário Zeitgeist Moving Forward
Explicações biológicas, genéticas, psicológicas, históricas, dentre outros olhares acerca dos mecanismos de dominação Global. Terceiro e mais completo filme da série Zeitgeist que também trata a respeito da falhabilidade do sistema monetário de valores e nos apresenta como alternativa a Economia Baseada em Recursos.
http://www.youtube.com/watch?v=mwIo-lk0y6E

Dia 18 de agosto
14h: Debate “A globalização afasta ou une os povos?”
15h: Filme “Inimigo Meu”: Nessa aventura da ficção científica, dois guerreiros envolvidos em uma selvagem guerra futurística entre a Terra e o planeta Dracon são abatidos e fazem aterrissagens forçadas em um planeta desolado e inóspito. A princípio, o humano (Dennis Quaid) e seu inimigo, um réptil alienígena (Louis Gosset, Jr.) estão determinados a destruírem-se mutuamente. Mas após terem que enfrentar as forças da natureza e um ao outro, os dois pilotos perdidos gradualmente percebem que a única maneira de manterem-se vivos é superando o ódio mortal.
http://www.youtube.com/watch?v=zpqUMSDwp5Q
17h: Documentário “O Mundo Globalizado do Lado de Cá”: Discute o conceito de Globaritarismo (o efeito totalitário e impositivo da globalização) amplamente abordado pelo geógrafo e filósofo brasileiro Milton Santos, figura central do documentário.
http://www.youtube.com/watch?v=IzTjR_X47pc

SERVIÇO
Para o Pré-dada, a entrada custará R$ 2.

Programação Festival

Dia 24 de agosto (sábado)
– 9h às 12h: Oficina Dupla de Desenho: Stencil e Ladrilhos – uso de desenhos para montar imagem de ladrilhos em parede, em seguida transferir o desenho dos ladrilhos para o stencil e passar também para a parede. Os inscritos devem levar canetinhas, tesoura, estilete, chapa de raio-x, tinta de parede ou spray, fita crepe, rolinhos e esponjas.
* Os interessados devem se inscrever na oficina com antecedência, já que serão oferecidas apenas 20 vagas, sendo a metade destinada exclusivamente a moradores do Esplanada. Grátis.
– 13h: Debate: “Política com o Crack ou Política contra o Crack?”
15h: Palestra: “Consciência e Arte na Luta contra o Crack”, por Alair Dimas, fundador da Central de Conscientização Revolucionária e idealizador e locutor da Rádio Esplanita 103,9, intérprete do Dr. Riala Samid no canal do YouTube que leva o nome deste mesmo personagem:
– 16h: Palestra: “Geopolítica do Narcotráfico”, por Marco Abreu, professor de Geografia, músico e pesquisador.
– 17h: Banda HastaQuando (HardCore/Metal)
18h: Banda Atomic Fear (Death/Grind)
19h: Banda Flor de Gaia (Reggae/Dub)
20h: – Douglas Netto (MPB)
Encerramento
Jam Session com Dyxava Band

Dia 25 de agosto (domingo)
13h: Debate: “A Publicidade e as Drogas Legalizadas”
15h: Palestra “A Profissionalização da Mentira”, por Hugo Lage, vegetariano restrito (vegano) e abstêmio, produtor cultural, músico e professor.
16h: Intervenção Artística do ator e palhaço timotense Gil Vicente, além de bate-papo sobre as condições das clínicas em Timóteo e a situação de usuários de crack no município.
17h: Batalha de MC´s: Duelo Direto e Batalha de Conhecimento
19h: Poket Shows com
– Pets Killaone (Rap)
-Junk Punk (Rap)
-Por Ti Jesus (Rap)
Encerramento:
DJ Márcio Andradhe

Programação paralela durante os dois dias do evento:
-“Cine Arte Popular”, com exibição de vídeos durante o intervalo das atrações.
-Exposição fotográfica “Morte em Vida”, de Nilmar Lage, fotógrafo profissional, jornalista e músico, que nessa mostra retrata as situações adversas de usuários de crack da região.
-Tenda de lanches naturais.

SERVIÇO
Entrada para cada dia do evento: R$ 5,00 + 1 livro que deverá ser entregue na portaria. As obras arrecadadas irão integrar a primeira biblioteca comunitária de Timóteo. Mais informações: hugolage@outlook.com

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com