Cidades

Campanha reforça luta contra o sarampo e pólio

A expectativa é vacinar pelo menos 95% das 12.374 crianças dentro da faixa etária de um a cinco anos incompletos

 

IPATINGA – A Secretaria de Saúde de Ipatinga realiza no próximo sábado (1º), de 8h às 16h, o segundo “Dia D” da Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Paralisia Infantil. Estarão funcionando os postos de saúde dos bairros Cidade Nobre, Veneza, Bom Jardim, Bethânia e Canaã. Devem ser vacinadas crianças a partir de um ano até cinco anos de idade incompletos. Mesmo aquelas que estão em dia com a vacina devem ser imunizadas.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde (Devs), a meta de vacinação ainda não foi atingida. A expectativa é vacinar pelo menos 95% das 12.374 crianças dentro da faixa etária da campanha. Até o momento, foram aplicadas 8.714 (70,42%) doses contra o sarampo e 9.378 (75,49%) contra a poliomielite.

CORUJÃO

Para atender pais ou responsáveis que não podem levar os filhos para se vacinarem durante o dia, as Unidades de Saúde onde funciona o programa Corujão já estão abertas até as 20h30, de segunda a sexta. São as salas de vacina dos postos do Veneza, Bom Jardim, Bethânia e Cidade Nobre. “É importante que os pais levem o cartão da criança para mantê-lo em dia”, lembra a diretora do Devs, Mara Fernanda Alves.

SARAMPO

A Secretaria de Saúde de Ipatinga segue sem confirmar nenhum caso de sarampo no município. Duas notificações são investigadas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). A cobertura vacinal contra a doença aumentou, mas ainda está bem abaixo da meta.

O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância. Os sintomas da doença são febre, manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo, problemas respiratórios e oculares.

BLITZ

Na sexta-feira (31), às 17h serão realizadas várias blitzes em pontos diversos de Ipatinga. Funcionários da saúde irão se caracterizar de “Zé Gotinha” e “Maria Gotinha” para chamar a atenção sobre a importância de levar as crianças para vacinarem.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com