Cidades

Campanha incentiva teste para detectar HIV

(Crédito: Secom PMI)

 

IPATINGA – Em 1º de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Combate à Aids. Para orientar a população sobre os riscos da doença e, sobretudo, incentivar ao diagnóstico precoce do HIV, a Prefeitura de Ipatinga reforça as ações da campanha “Fique Sabendo”. Distribuição de materiais informativos, orientação e intensificação da testagem para o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (sífilis e hepatites virais) estão programadas para dezembro.

Abrindo a campanha, o Programa de DST/Aids de Ipatinga funcionará com equipe ampliada nesta sexta-feira (29), de 13h às 17h. Serão 11 profissionais envolvidos, exclusivamente, na realização de testes rápidos de HIV e aconselhamento pré e pós-teste. Basta a pessoa comparecer à sede do programa, no bairro Cidade Nobre, com um documento com foto. O exame é gratuito, seguro e sigiloso.

Referência técnica do Programa DST/Aids de Ipatinga, Fabiane Cristina de Souza, ressalta que o objetivo é facilitar o acesso das pessoas ao teste rápido, que permite diagnosticar a presença ou não do vírus até uma hora após a coleta de material. “Qualquer pessoa que não usa o preservativo em suas relações ou adote um comportamento de risco pode contrair o vírus HIV e outras DSTs. Por isso, é fundamental prevenir e, se houver dúvida, tem que fazer o teste”, aconselha Fabiane Cristina.

OUTRAS DSTs

O foco principal da campanha é o diagnóstico precoce do HIV. Mas em Ipatinga, durante todo o mês de dezembro, também serão intensificadas as ações de prevenção e incentivo à testagem de outras doenças sexualmente transmissíveis. No próximo dia 12, profissionais do Programa DST/Aids de Ipatinga estarão na Unidade Básica de Saúde do Bethânia para realizar testes rápidos de HIV e sífils. A ação acontecerá de 15h às 19h, e serão disponibilizados 150 testes.

É PRECISO SABER
Embora se tratar de uma doença grave, ainda sem cura, a maioria dos casos de mortalidade por Aids está ligada ao não-conhecimento da doença e suas consequentes complicações. Mais uma vez, o diagnóstico precoce é fundamental para retardar o surgimento de doenças associadas, à eficácia do tratamento e ainda conter a transmissão do vírus.

“Se o resultado for positivo, o paciente deve lembrar que o tratamento existe e é muito eficaz”, pontua a especialista da PMI. Em Ipatinga, 774 pessoas estão em acompanhamento no Programa DST/Aids, sendo 520 residentes e 254 não residentes. Deste total, 575 fazem uso de medicamento e 199, apenas acompanhamento, ambos oferecidos gratuitamente pela rede municipal de saúde. Os homens são maioria, com 475 pacientes em tratamento. Somente no ano passado, foram diagnosticados mais 103 casos de pacientes infectados pelo HIV. Os dados são de setembro de 2013.

Em Ipatinga, os testes rápidos para o HIV, bem como sífilis e hepatites virais, podem ser realizados durante o ano, sempre às sextas-feiras, de 13h às 17h, na sede do Programa DST/Aids, no bairro Cidade Nobre. O programa oferece, ainda, assistência individual e sigilosa, com médicos, psicólogos, nutricionistas e enfermeiros, além de aconselhamento especial em caso de diagnóstico positivo. Mais informações pelo telefone (31) 3829-8559.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com