Cidades

Campanha ganha a adesão de voluntários

Neide Inara, 33, foi doar sangue para a sobrinha e se cadastrou como voluntária    (Crédito: Secom/PMI)


IPATINGA
– Pelo menos 120 pessoas se cadastraram como doadores voluntários neste sábado (19), durante a campanha de doação de sangue. A mobilização, desenvolvida numa parceria entre Prefeitura de Ipatinga, Fundação Hemominas e Unipac Vale do Aço, aconteceu no campus da instituição, no bairro Bethânia. Em oito horas, foram coletadas 84 bolsas de sangue para repor e manter abastecidos os estoques regionais.

O resultado foi avaliado como positivo pelos organizadores. Mas a Prefeitura de Ipatinga continua a mobilização por novos doadores. Em junho deste ano, foi reativado o serviço da Agência Transfusional, que funciona no Hospital Municipal Eliane Martins – responsável por captar e acompanhar voluntários para a coleta, realizada na unidade do Hemominas, em Governador Valadares.

É POUCO
Farmacêutica da agência transfusional do Hospital Municipal, Monise Silva Fonseca, explica que o total de doações recolhidas na ação deste final de semana ainda é insuficiente para suprir a demanda mensal da unidade hospitalar, que demanda cerca de 100 bolsas de sangue por mês. “Todos os tipos sanguíneos são bem vindos. É importante ampliar o nosso cadastro de doadores, uma vez que há prazos entre uma doação e outra e, também, alguns impedimentos temporários”, reforça a farmacêutica.

Ela explica que o procedimento é seguro, sem qualquer risco e custo para o paciente. “Hoje, o serviço é realizado todas as quintas-feiras e a Prefeitura de Ipatinga custeia a alimentação e o transporte do voluntário apto à doação”, pontua. Monise Silva destaca que o procedimento é simples e o sangue doado é reposto pelo próprio organismo em até 24 horas.

SERVIÇO
As pessoas interessadas em fazer parte do quadro de doadores de sangue de Ipatinga podem procurar o Serviço Social do Hospital Municipal Eliane Martins. O cadastro é realizado diariamente, inclusive nos finais de semana e feriados, de 7h às 19h. A Prefeitura arca com as despesas de transporte e alimentação para os voluntários. Além disso, a legislação trabalhista garante um abono, a cada 12 meses, em caso de doação de sangue voluntária comprovada pelo trabalhador. Mais informações pelos telefones (31) 3828-5633 ou 3828-5600.

SEJA DOADOR

Para doar sangue, a pessoa deve ter e estar com boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, pesar acima de 50 quilos e não ter tido hepatite após os 10 anos e nem doença de Chagas. O candidato também não pode ter se submetido a exames de endoscopia ou broncoscopia, nem ter feito tatuagem nos últimos 12 meses. O prazo mínimo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com