Cidades

Campanha de doação tem resultado positivo

TIMÓTEO – A Prefeitura Municipal mobilizou a população em prol da 1ª Campanha de Doação de Sangue 2013, no último sábado (8), nas instalações do Senai, bairro Olaria II. A Campanha foi realizada por profissionais do Hemocentro de Governador Valadares e conseguiu cadastrar 110 doadores de Timóteo. No total, 78 bolsas de sangue foram recolhidas para o banco de sangue do Hospital Vital Brasil e estão à disposição do município.

Segundo o secretário de Saúde, Ricardo Martins, o resultado da campanha foi positivo tendo em vista a mobilização das pessoas em um único dia, especialmente no sábado. “Timóteo não tem o hábito de realizar campanhas de doação de sangue, por isso, nos surpreendeu o resultado”, avaliou.

ORIENTAÇÃO
Os voluntários que chegavam à sede do Senai recebiam orientações logo na entrada. É o trabalho de conscientização que verifica se a pessoa dormiu bem à noite, não teve gripe ou diarréia, não fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 12 meses, não ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

A pessoa deve pesar acima de 50 kg, ter idade entre 18 e 65 anos e deve estar com boa saúde no dia da doação. Após a conscientização, o doador passa pelo cadastro e pode se tornar fidelizado, pois há uma necessidade constante de doadores.

A segunda etapa a pessoa passa por uma avaliação médica, conhecida como triagem e vai para o teste hematológico para verificar se tem anemia. Após estas etapas, a pessoa faz a higienização e encaminha-se para a sala de doação.

SOLIDARIEDADE
Muitos dos voluntários justificaram sua atitude como uma forma de ajudar quem está precisando. Como é o caso de Drielly Priscila, 26, que veio junto com o marido para doar sangue pela primeira vez. Já Cláudio Oliveira Nascimento, 40, morador do Primavera, lembrou que o seu pai precisou de sangue há 20 anos atrás e passou por dificuldades. “Tinha uma dívida”, diz Cláudio.

Waldinei Geraldo Perpétuo Ferreira, 34, morador do bairro Alvorada, já é doador há dois anos. “Sou cadastrado no Hemocentro, quando há necessidade eles me ligam”, conta Waldinei.
A responsável pela captação doadores do Hemocentro de Governador Valadares, Eunice Teixeira de Paula, explica que existem mais de 60 hospitais conveniados que devem ser abastecidos. A meta em cada campanha é colher até 150 bolsas de sangue. A campanha acontece sempre em cidades onde existem hospitais conveniados com objetivo de reforçar o estoque. Segunda ela, o tipo de sangue “O” negativo é o mais difícil de se captar, pois existem menos doadores.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com