Cidades

Campanha contra gripe tem Dia D nas unidades de saúde

No dia da vacinação, é necessário apresentar o cartão de vacinas e documento pessoal com foto

IPATINGA – Para garantir a imunização vacinal aos grupos prioritários da campanha, a Secretaria de Saúde de Ipatinga realiza neste sábado (26) o “Dia D” de contra a gripe. Todas as 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal irão funcionar de 8h às 17h, exclusivamente para a vacinação. Devem ser vacinadas pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e, neste ano, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade.

Também têm direito à vacina, portadores de doenças crônicas (a tabela está disponível no Portal Cidadão) e trabalhadores da área de saúde (redes pública e privada). Para vacinar, basta procurar a unidade de saúde mais próxima e apresentar o cartão de vacinas e documento pessoal com foto. Doentes crônicos que não são acompanhados pela rede municipal de saúde devem apresentar também a prescrição médica. Já no caso das puérperas, é necessário apresentar comprovante do parto ou certidão do recém-nascido.

META

Em Ipatinga, o público-alvo da campanha é superior a 50 mil habitantes e a meta é imunizar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe. No município, a campanha vai até o dia 9 de maio. Durante a semana, as doses estão disponíveis nas 16 unidades básicas de saúde que dispõem de sala de vacinas, de 8h às 17h. Também haverá um ponto de imunização, exclusivo para o público adulto, no ambulatório do Shopping do Vale do Aço, com atendimento de segunda-feira a sábado, de 10h30 às 21h30, e no domingo de 12h às 18h.

A vacina contra a gripe disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2014 é do tipo trivalente e imuniza contra os dois tipos de gripe mais comuns em circulação e também contra o H1N1 (Influenza), altamente infecciosa. A vacina é segura, quase não tem efeito colateral e não provoca gripe. O início da proteção se dá 15 dias após a aplicação da dose.


Dicas de prevenção

Em Ipatinga, além da vacina, o público-alvo da campanha tem recebido dicas de prevenção a doenças respiratórias, típicas do período de inverno. Na unidade do Iguaçu, além do trabalho de busca ativa em grupos prioritários, equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) tiram dúvidas sobre sintomas e cuidados em casos de gripe e crises alérgicas. Para os pacientes do Programa Respirar, houve reforço nas orientações sobre o uso correto de medicações de controle.

“Quanto mais cedo a pessoa vacinar, melhor para garantir a imunidade contra os vírus circulantes e evitar complicações de quadros por gripe. Mas é imprescindível manter os hábitos saudáveis de higiene, como lavar as mãos sempre e manter os ambientes arejados, para evitar a transmissão do vírus para todas as idades”, reforça o enfermeiro de PSF Marconi Miranda. Além disso, o profissional orienta cobrir a boca e o nariz ao espirrar e tossir e, se estiver gripado, evitar aglomerações.

Belo Oriente também vacina contra Influenza
Acontece neste sábado (26), de 8h às 17h, o “Dia D” de Mobilização e Vacinação contra a gripe no município de Belo Oriente. A campanha teve início na última terça-feira 22 de abril e vai até o dia 09 de maio.
As doses da vacina estão disponíveis nas unidades de saúde da Sede e nos distritos de Bom Jesus do Bagre, São Sebastião de Braúnas, e no PSF-5 de Perpetuo Socorro e PSF-3, em Vila Assis, na Sede. Após o Dia D, somente a Unidade de Saúde de Vila Assis não estará atendendo para vacinação.

Segundo o secretário de Saúde, Juninho do Zé Sinval, a meta este ano é vacinar 5,5 mil pessoas, que integram o público alvo da campanha. Este grupo é composto por crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com mais de 60, trabalhadores da área da saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e a população privada de liberdade.

Juninho lembra que a vacina só é contra- indicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, ou a qualquer componente da vacina. E também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com