Esportes

Caminhada sensibiliza população sobre Parkinson

IPATINGA – Mais de 400 pessoas participaram, na manhã de domingo (17), da quarta edição do “Run For Parkinson’s”, no Parque Ipanema. O evento é realizado em diversas partes do mundo, reunindo portadores e familiares das pessoas que tratam da doença e a comunidade. Em Ipatinga, a caminhada é organizada pela Associação dos Parkinsonianos de Ipatinga (Aspi) e conta com o apoio da Prefeitura. Este ano, o tema foi a prevenção e o tratamento precoce da doença.

O objetivo da iniciativa é chamar a atenção da população para a doença de Parkinson, que é neurológica, degenerativa e compromete o controle motor do corpo. O evento também homenageou o dia mundial da doença, celebrado em 12 de abril. “O município deve apoiar e se engajar nessa causa que defende a saúde e a qualidade de vida da população. É com muita satisfação que participamos de mais uma edição desse evento”, afirmou a prefeita Cecília Ferramenta, que marcou presença na caminhada juntamente com a vereadora Lene Teixeira e o vereador Nilton Manoel.

DESINFORMAÇÃO

Durante a caminhada, os participantes percorreram um circuito com 1.850 metros montado dentro do Parque Ipanema. Cartilhas com orientações sobre a doença foram distribuídas ao público e serviço médico foi oferecido aos participantes. “O cenário ainda é de muita desinformação sobre o Parkinson. Por isso estamos intensificando nossas ações, para que a população possa de fato conhecer a doença e identificar os sintomas iniciais”, disse a presidente da Associação de Parkinsonianos de Minas Gerais (Asparmig), Janette Melo Franco, que adiantou um projeto de realização do primeiro censo sobre a doença no Brasil.

O estudante Eduardo Rocha, de 20 anos, descobriu que é portador da doença em agosto do ano passado, quando estava no ultimo ano do curso automação industrial. “Os primeiros sintomas começaram há seis anos”, contou o rapaz, que deseja voltar a estudar, sonha em fazer curso superior e foi um dos primeiros a cruzar a linha de chegada na caminhada deste domingo. “Foi fácil e divertido fazer o percurso”, avaliou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com