Nacionais

Câmara Mirim de Ipatinga celebra 10 anos de criação

IPATINGA – A Câmara Mirim de Ipatinga completou dia 28 de maio dez anos de sua criação. Ela foi instituída pela Resolução nº 472/2007, de autoria do atual presidente da Câmara, vereador Nardyello Rocha.
O projeto tem o objetivo de mostrar aos estudantes a importância dos poderes públicos que os representam e de que forma eles podem contribuir para o desenvolvimento do seu bairro, cidade, estado e do país.
Em seus 10 anos de existência, foram realizadas cinco eleições e eleitos 356 vereadores mirins.
Para Nardyello Rocha, a Câmara Mirim cumpre brilhantemente a sua função. “O projeto contribui para a formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres. Tanto os vereadores mirins eleitos, quanto os demais alunos das escolas, são despertados a esta consciência”, diz.
O vereador explica que “tudo o que é debatido entre os mirins repercute em nosso trabalho, pois os projetos aprovados por eles são encaminhados e votados por nós. Existe uma produção grande e de qualidade”, comemora.

DIA DO VEREADOR MIRIM

Um exemplo de projeto aprovado na Câmara Mirim e que foi votado e virou lei na Câmara Adulta, é o que cria o “Dia do Vereador Mirim”. A data é comemorada dia 28 de maio e faz parte do calendário oficial de eventos do município.
Este ano, os vereadores mirins serão homenageados em Sessão Solene, que acontece no próximo dia sete de junho, às 14 h, no plenário da Câmara de Ipatinga.

ELEIÇÃO

A Câmara Mirim tem legislatura de dois anos de duração, divididas em quatro mandatos de seis meses cada. Os vereadores mirins têm reuniões mensais, assim como as da Câmara adulta.
Este ano acontece nova eleição e o cronograma do processo eleitoral já está em execução. As escolas participantes indicam de três a seis candidatos, que podem ser votados não apenas em suas escolas, mas em toda a rede de ensino.
Somente poderão candidatar-se alunos do 6º ao 9º do ensino fundamental, que até a data da eleição tenham 14 anos.
As eleições serão realizadas no dia quatro de outubro das 8 h às 17 h, nas dependências das escolas inscritas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com