Cidades

Câmara de Fabriciano debate trabalho na adolescência e luta pelo Faixa Azul

FABRICIANO – Em atendimento ao Requerimento de autoria do vereador Serjão do Casib (PT), foi realizada na Câmara Municipal de Coronel Fabriciano (CMCF) a Audiência Pública que debateu o tema “Trabalho na Adolescência”, com ênfase na atividade de Faixa Azul para menores a partir de 16 anos na cidade, realizada pela Guarda Mirim, citada diretamente pelo Decreto Federal nº 6.481/2008, que trata das “Piores Formas de Trabalho Infantil”.

“O programa Faixa Azul da Guarda Mirim de Fabriciano atualmente está desprotegido juridicamente, exatamente por causa desse Decreto de 2008, que usa o termo ‘Guarda Mirim’. Só que este Decreto generaliza, e não permite que o Ministério do Trabalho possa, excepcionalmente, analisar a condição do empreendimento e autorizar o trabalho de menores de 18 anos e maiores de 16 anos, inclusive na atividade de Guarda Mirim”, explicou o advogado Newman Alves, que participou da Audiência.

COMISSÃO
Segundo o parlamentar idealizador do encontro, o principal encaminhamento extraído da discussão diz respeito à formação de uma comissão especial responsável por buscar meios jurídicos que garantam a segurança necessária para que os adolescentes da Guarda Mirim possam trabalhar no Faixa Azul. “Formamos uma comissão que se reunirá nos próximos dias e que passa a ser composta por mim e pelos meus colegas parlamentares Professor Edem (PT), Adriano (DEM) e Carmem do Sinttrocel (PCdoB), além de dois advogados, sendo um deles o Dr. Newman Alves, a Guarda Mirim Municipal, Polícia Militar e Executivo Municipal.

O trabalho dessa comissão será importante para a manutenção da atividade desempenhada brilhantemente na cidade pelo Faixa Azul. Estamos no caminho certo e creio que será mais uma conquista para Fabriciano”, enfatizou Serjão do Casib. “Hoje, a criminalidade envolvendo adolescentes é muito grande, por isso, precisamos preservar trabalhos como o desempenhado pelo Faixa Azul, que tira o adolescente do risco de ser aliciado por traficantes e de ir, consequentemente, para a marginalidade. Vimos que é possível manter esse trabalho, apesar de haver uma ação judicial contrária a esse funcionamento por parte dos auditores do Ministério do Trabalho”, acrescentou o vereador.

CMDCA
Durante a Audiência Pública, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Márcia Regina, frisou que o órgão recebeu a visita de auditores fiscais do trabalho. “Não posso ainda emitir um posicionamento do Conselho sobre o tema debatido. Reconhecemos todo o trabalho da Guarda Mirim Municipal, assim como o nosso zelo pelos direitos da criança e do adolescente. Vale lembrar que a grande discussão hoje no CMDCA diz respeito à certificação do projeto de geração de emprego e renda, ligado ao Faixa Azul, ou seja, não estamos discutindo a certificação da Guarda Mirim de Fabriciano, a qual defendemos”, completou.

IMPASSE

“Os pareceres do Dr. Adolfo Jacob, que é o chefe do escritório regional do Ministério Público do Trabalho, são favoráveis, mas não são definitivos. A juíza que presidia a 1ª Vara Criminal era favorável, mas isso poderia ser cassado, visto que já há um entendimento de que essa questão é da Vara do Trabalho. Criou-se então um impasse. A ideia é buscar soluções por meio de uma medida jurídica, que passe inclusive pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que é o órgão fiscalizador do Executivo”, observou Newman Alves.

GUARDA MIRIM E FAIXA AZUL
A Guarda Mirim de Coronel Fabriciano é composta atualmente por cerca de 50 adolescentes entre 14 e 17 anos, sendo que 20 deles, menores a partir de 16 anos, estão inseridos no programa Faixa Azul. “Esses meninos recebem um salário mensal pouco superior ao Mínimo e ainda têm assegurados todos os direitos trabalhistas como qualquer trabalhador comum. Vale lembrar que a decisão de que seja proibido o trabalho do menor de 16 anos fez com que muitos desses adolescentes se afastassem da Guarda Mirim, sendo que vários deles (menores) hoje estão envolvidos em crimes”, assegurou o coordenador do Faixa Azul de Coronel Fabriciano, José Salomão Filho.

DEPOIMENTO

Moradora do bairro Morada do Vale e mãe de um menor de 16 anos que trabalha há três meses no Faixa Azul fabricianense, Andréia Aparecida dos Santos fez uso da palavra durante a Audiência para afirmar que a atividade profissional se tornou imprescindível na vida do filho. “Antes, ele (menor) andava com más companhias, pessoas envolvidas com drogas. Hoje, eu agradeço ao Faixa Azul, que deu a ele uma oportunidade digna. Se não fosse a entrada dele nessa atividade, meu filho poderia já ser um traficante, ou um ladrão, um usuário de drogas ou até um assassino. O Faixa Azul incentiva o menor a continuar estudando, oferece a ele oportunidade de trabalho e ainda tira esse adolescente da criminalidade”, pontuou.


Andréia dos Santos afirmou que atividade do Faixa Azul se tornou imprescindível na vida do filho

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com