Cultura

Calango Trio prepara CD em turnê pela Europa

TIMÓTEO – O Bar Cultura e Cana em Timóteo comemorou no último final de semana o segundo ano da Domingueira do Forró. O evento foi uma verdadeira celebração do gênero tipicamente nordestino que conquistou o Brasil. Os forrozeiros do Calango Trio receberam convidados e fizeram o pré-lançamento do seu CD. Eles também se despediram temporariamente da terra do aço e seguem na segunda feira para turnê na Europa.

O trio é formado pelos músicos Caio Nabuco (triângulo, pandeiro e ganzá), Everton Coroné (sanfona) e Emerson Rodriguez – Geléia – zabumba e alfaia. Segundo Caio Nabuco a banda nasceu dentro do domingo no Cultura e Cana. “O projeto é um grande sucesso, afinal é difícil a mesma banda tocar durante dois anos no mesmo dia da semana, e ainda ter um público sempre crescente. Isso mostra a força do forró, a aceitação do nosso trabalho e o empenho da casa”, diz o vocalista.

INFLUÊNCIAS

Segundo Caio Nabuco, entre as principais influências do trio se destacam Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, João Silva, João do Vale, Marinês e sua gente, Dominguinhos, Trio Nordestino, 3 do Nordeste e Genival Lacerda. Formado por músicos experientes e já premiados, o Trio se propôs a aprofundar nas pesquisas do mais variados estilos do forró para então dar vida a um trabalho autoral com uma marca que os identifique.

LANÇAMENTOS
O CD “Calanguiando” é um álbum composto por 12 faixas inéditas de autoria do grupo junto a parceiros. O trio se permite gravitar por vários subgêneros, tais como, baião, xote, xaxado, maracatu, galope, rojão, embolada, côco, samba matuto, mas é através do calango, um gênero mineiro, que tem no seu formato o desafio do improviso e na embolada, que a banda dialoga mais diretamente com a cultura nordestina.

Depois de se apresentar em várias cidades mineiras e palcos no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia, o Calango Trio vai aportar no velho continente para fazer o lançamento oficial do CD “Calanguiando” onde já tem shows agendados nas cidades de Lisboa e Coimbra em Portugal, Londres na Inglaterra, Amsterdã na Holanda, Paris e Lille na França, Lugano na Suíça, Milão e Torino na Itália e Berlim na Alemanha.

INVESTIMENTOS
O vocalista Caio Nabuco enfatiza a necessidade de maior investimento em cultura tanto dos órgãos públicos como privados, sobretudo, numa região de tamanha relevância econômica. “A opção por uma produção independente surge por uma necessidade. Estamos lançando o primeiro CD, um produto cultural da cidade de Timóteo que antes mesmo de ficar pronto, já recebeu convites pra circular por várias cidades e estados brasileiros, além de vários países da Europa,” ressalta.

O forró é hoje um dos estilos da música brasileira mais difundido na Europa. Recentemente aconteceu a Conferencia do Forró em Berlim e em breve acontecerá o Festival de Forró de Amsterdã. Para Nabuco, além da explosão do forró na Europa, no Brasil o ritmo também volta à cena musical com alguma intensidade.

DOMINGUEIRA
O empresário Henrique Americano, proprietário do Cultura e Cana, comemora o sucesso do forró, sobretudo em um domingo. Para ele o projeto vai de encontro à proposta da casa, que é agregar cultura ao entretenimento. “Deu tão certo, que a banda que nasceu dentro do projeto está indo para uma turnê fora do país, mas vale lembrar que enquanto o Calango Trio estiver viajando o forró continuará com outra banda também talentosa”, lembra.

De acordo com o coreógrafo e professor de forró Jorge Soares a casa se tornou um ponto de encontro de uma tribo que adora dançar, além de servir como uma espécie de laboratório para os alunos dos cursos de forró. “Após o lançamento do projeto, há dois anos, houve uma procura considerável pelos cursos de dança, especialmente o forró. Além de fomentar esse mercado, o domingo do Cultura e Cana acaba funcionando também como laboratório, pois o aluno aprende no curso e ele coloca em prática no domingo”.

Brenda Duarte é frequentadora assídua do forró e ressalta a performance do Trio e a atmosfera da casa. “Eles são excelentes, do mesmo nível das principais bandas de forró do Brasil. É uma oportunidade única de curtir um bom som na companhia de pessoas que também adoram dançar, é um clima diferente, eu vou sempre”, finaliza.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com