Cidades

Café com selo entra no mercado internacional

BH – A partir deste mês será embarcado pela primeira vez para a Europa um lote de café cultivado nas propriedades mineiras inscritas no Certifica Minas Café – programa do governo estadual coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Serão vendidas inicialmente 50 mil sacas de 60 quilos, por intermédio da Exportadora de Café Guaxupé, uma das principais empresas privadas individuais do setor, no Brasil, informa o assessor especial de Café da Secretaria, Niwton Castro Moraes.
Ele explica que, para o café exportado neste lote, contando com o diferencial do selo de certificação de propriedade, haverá uma premiação de R$ 3,00 por saca sobre o preço de mercado.

De acordo com o diretor comercial da exportadora, João Carlos Hopp, “cafés com o selo do Certifica Minas procedentes de qualquer região do Estado podem ser incluídos nas exportações por meio da empresa.” Os produtores interessados em colocar seu café no mercado externo devem encaminhar amostras à exportadora localizada em Guaxupé ou Manhuaçu. Com as amostras, deve ser enviado o comprovante de credenciamento no Certifica Minas Café.

Ainda em 2013 deverão ser realizadas também exportações de cafés com o selo UTZ/CMC (parceria UTZ Certified e Certifica Minas Café). Desde maio de 2012 existe um acordo entre a UTZ, sediada na Holanda, e o governo de Minas com o objetivo de ampliar as ações de certificação das propriedades cafeeiras do Estado já implantadas por meio do Certifica Minas Café. Neste caso, as vendas para o mercado internacional serão feitas por intermédio da UTZ.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com